STF adia sessão que decidirá sobre correção do FGTS por outro índice

Associados podem se beneficiar da decisão

O SupremoTribunal Federal (STF) tirou da pauta do dia 13 de maio o julgamento que pede alteração na forma de correção do Fundo de Garantia (FGTS). O supremo ainda não apresentou outra data para julgar a ação.

Atualmente o FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR), que está zerada desde setembro de 2017, mais juros de 3% ao ano. O STF irá julgar pela alteração ou não ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

O julgamento era aguardado pela categoria petroleira, pois a partir dessa decisão, se favorável, o jurídico do sindicato poderá dar prosseguimento à ação coletiva, que abrange trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. É importante destacar que mesmo que o plenário do STF aprove a correção do FGTS é necessário que o juiz de 1º grau julgue as ações orquestradas pelo Sindicato e estas podem caber recurso.

Com o adiamento da sessão, os trabalhadores que estão elencados nas ações individuais do Sindicato devem continuam aguardando nova data, pois somente com o resultado da decisão, se esta for julgada procedente, os beneficiários serão convocados a comparecer à sede do Sindipetro-LP.

Os demais trabalhadores, aposentados e pensionistas, associados do Sindipetro-LP, abrangidos pela ação coletiva, também devem aguardar, lembrando que além da decisão do STF ainda precisam esperar pela decisão das ações do juiz de 1º grau.

Para tirar dúvidas, marque uma reunião por vídeo conferência agendando um horário através dos WhatsApps (13) 99141-0883 (José Marcelino) e (13) 98202 – 2009 (Luciana), pelo telefone fixo (13) 3202 1101, aplicativo ou no e-mail jurídico@sindipetrosantos.com.br. Os profissionais entrarão em contato com os associados nos horários agendados. No Litoral Norte a funcionária Luana é responsável pelo suporte jurídico oferecido aos associados através do WhatsApp (12) 98187-7378 ou do e-mail juridicosse@sindipetrosantos.com.br.

Manteremos a categoria informada.