Dia Internacional da Enfermagem é dia de luta por direitos e reconhecimento

12 de maio

Dia 12 de maio é marcado pelo Dia Internacional da Enfermagem. A data celebra o trabalho desses profissionais da saúde que tem virado manchete nos meios de comunicação, por conta do trabalho incansável, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar a pandemia.

Neste ano, a data será marcada pela luta por direitos e pela criação de um piso salarial dos enfermeiros.  Será colocada em votação a PL 2564/2020 que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. O objetivo da PL é instituir o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. O projeto fixa o piso em R$ 7.315 para enfermeiros. As demais categorias terão o piso proporcional a esse valor. Hoje, os principais projetos de lei que lutam pela busca de direitos fundamentais para o trabalho de enfermagem são: piso salarial, a jornada de trabalho e o repouso digno. Pela proposta, a jornada de trabalho será de 30 horas semanais.

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, através da diretoria, homenageia esses profissionais incansáveis na assistência e cuidado a saúde de toda população e dos trabalhadores.

A realidade dos enfermeiros e enfermeiras em todo Sistema Petrobrás não é diferente dos trabalhadores da rede pública e privada de saúde. Esses trabalhadores e trabalhadoras se desdobram na assistência em refinarias, plataformas e demais unidades da empresa e também sofrem com sobrecarga de trabalho se desdobrando em turnos extenuantes em refinarias e normalmente solitários nas plataformas. Atrelados a isso, ainda têm que lidar com demandas burocráticas excessivas, aumento expressivo do trabalho assistencial durante a pandemia, o que vem sobrecarregando bastante a vida desses profissionais.

Um exemplo dessa situação é a plataforma de Mexilhão que, assim como as demais unidades offshore do Sistema Petrobrás, vem atuando com um enfermeiro para atender toda a demanda dos embarcados. Isso significa jornada de trabalho extensa, sem auxílio ou rendição. Com o aumento dos casos de Covid-19 nas plataformas, os representantes do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista exigiram, em mesa de negociação, a inclusão de mais um profissional enquanto houver a pandemia.

Vivemos um momento de mudanças no mundo e esta é a hora de valorizamos estes profissionais com apoio a PL 2.564/2020 e começarmos a discutir a necessidade de termos um enfermeiro e um técnico de enfermagem a bordo das plataformas, para atenderem as demandas e prestar melhor assistência aos trabalhadores.

Com informações da Agência Senado