Sindipetro-LP promove setoriais com os trabalhadores do Terminal da Alemoa

Dias 8 e 12

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista promove nos próximos dias 8 (grupos 3, 4 e 5) e 12 (grupos 1 e 2) de julho, às 15h, setoriais para os trabalhadores do Terminal da Alemoa, em Santos. Em pauta, a redução do quadro de operadores.

O encontro, que contempla todos os grupos de turno, será realizado na sede do Sindicato localizada á Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, em Santos. É importante destacar que serão seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de saúde (OMS).

A alteração de quadro, encabeçada pelo gerente de operações, consiste em manter apenas dois operadores atuando no local. Isso significa que um único operador ficará encarregado de atender tanto os píeres de navios, quanto os píeres de barcaça. A atitude parece contrariar a determinação do Gerente Geral que afirmou, em reunião com a diretoria do Sindipetro, que manteria três operadores. Além disso, contraria a Norma 2671 da Petrobrás que especifica um operador dedicado ao carregamento de barcaças. O item 5.4.15 dessa norma estabelece que “o operador do terminal designado para acompanhar a operação deve permanecer no píer durante todo o carregamento”.

O terminal tem um operador a menos por conta de outro absurdo orquestrado pelo gerente de operações que retirou um posto de trabalho da sala de controle. Se ele conseguir implantar mais essa arbitrariedade serão dois brigadistas a menos na unidade. Um tremendo absurdo já que o Terminal da Alemoa recentemente foi reclassificado pela NR-20 como sendo terminal de Grau 3 em função do alto volume de inflamáveis armazenados.

Diante disso, o Sindipetro-Lp convoca os trabalhadores à comparecem às setoriais. Temos que barrar essa nova investida da empresa que só visa aumentar os lucros em detrimento da vida da força de trabalho e da segurança das comunidades próximas ao terminal.