Dia Nacional do Gás a Preço Justo beneficia 300 famílias em Santos e São Sebastião

R$ 60

A venda de botijões de gás a preço justo, promovida pelo Sindipetro-LP no Rádio Clube em Santos e na Topolândia, em São Sebastião, rendeu um dia de alívio, que irá durar por alguns meses, a centenas de moradores de bairros periféricos, que conseguiram comprar o botijão de gás a R$ 60, ao invés de desembolsar mais de R$ 100 pelo produto nos distribuidores da região. Ao todo 300 famílias foram beneficiadas pela ação (200 em Santos e 100 em São Sebastião), com o subsídio de parte do valor pelo sindicato, que fez com que o botijão e gás chegasse ao valor possível de ser praticado pela Petrobrás, garantindo ainda lucro para acionistas e reserva para investimentos, conforme apontado por estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).

Em Santos, o sindicato antecipou o cadastro das famílias no último domingo (29), para evitar aglomeração e garantir que apenas famílias de baixa renda pudessem usufruir da campanha organizada pelo Observatório Social da Petrobrás, FNP e sindicatos.

A ação teve ampla cobertura da imprensa e foi reforçada nacionalmente com um twitaço com as hashtags #PreçoJustoJá e #NãoéImpostoéPPI. Além das duas cidades do Litoral Paulista, o “Dia Nacional do Gás a Preço Justo” foi realizado ainda em São José dos Campos, em bairros das capitais de Belém (PA) e do Rio de Janeiro (RJ).

Com a campanha do Preço Justo Já, os sindicatos conseguiram furar a bolha e denunciar nos principais portais de notícias do país e emissoras de TV a Política de Preço de Importação (PPI), praticada pela Petrobrás a mando de Paulo Guedes, ministro da economia do governo Bolsonaro. Até então, a narrativa encontrada na mídia era que os preços altos dos combustíveis seguem a alta do dólar e incide impostos estaduais, como tem desinformado Bolsonaro em suas lives e no curralzinho, na saída da Alvorada.   Felizmente pudemos conversar diretamente com a população e falar com a imprensa sobre os reais motivos do aumento dos combustíveis.

Venda virou notícia
A venda de botijão de gás mais barato, realizada pelo Sindipetro-LP, nesta quinta-feira (02)  repercutiu nos meios de comunicação da região. A ação do Sindicato, encabeçada pela Federação Nacional dos Petroleiros e pelo Observatório Social da Petrobrás, que aconteceu no Jardim Rádio Clube, em Santos, foi anunciada ontem no Facebook do grupo “A Tribuna, Portal de Notícias da Baixada Santista. Em pouco tempo viralizou, rendendo 1600 curtidas, 503 comentários e 645 compartilhamentos. Além disso, a ação virou matéria no jornal impresso e da TV também do mesmo grupo de comunicação. O site do Santa Portal também divulgou a venda.

O G1 Santos também deu destaque ao acontecimento tanto no site quanto no Facebook. O post rendeu 203 curtidas, 13 comentários e 13 compartilhamentos. O jornalismo televiso regional também fez a cobertura através dos canais do SBT, TV Thati Bandeirantes  e Record.

A ação que também aconteceu em São Sebastião rendeu postagem na página do Facebook do Sistema Costa Norte de Comunicação. A notícia sobre a venda do gás rendeu 255 curtidas, 49 comentários e 91 compartilhamentos. O site da Costa Norte também noticiou a ação. Os números foram obtidos de maneira orgânica, ou seja, sem impulsionamento. O site da Band Litoral também divulgou a iniciativa no Litoral Norte.

A repercussão positiva da iniciativa, levando à sociedade a luta da categoria em curso, não se restringiu ao Litoral Paulista. Realizada nacionalmente pelos  sindipetros que fazem parte da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a venda de gás de cozinha a preço justo tem repercutido nos principais telejornais e jornais impressos das cidades e regiões atingidas pela ação. Os números e as noticias comprovam que atingimos um dos nossos objetivos: demonstrar para a população que existe a real possibilidade de termos gás de cozinha e combustíveis a preços justos.

Confira na galeria de fotos abaixo algumas das publicações feitas pela grande imprensa