Semana da diretoria começa e termina com mobilizações: sábado, 2 de Outubro é dia de Fora Bolsonaro!

Todos às ruas!

A semana da diretoria do Sindipetro Litoral Paulista começou e terminará com mobilizações. O Sindipetro-LP faz parte da organização dos atos Fora Bolsonaro na baixada santista e litoral norte, que acontecem neste sábado 2 de outubro em mais de 70 cidades e 10 países, e realizará caravana para levar associados e seus dependentes para a grande mobilização na Avenida Paulista, em São Paulo, após o ato em Santos, que nesta data será no Sambódromo, na Zona Noroeste.

Veja aqui um resumo das atividades da diretoria nesta semana:
A segunda-feira (27) começou com mobilização e assembleias na RPBC e UTE-Euzébio Rocha, para decidir ações contra o assédio por parte da gerência, que tem punido e perseguindo os trabalhadores simplesmente por pararem para ouvir as informações que o sindicato tem para passar sobre assuntos de interesse da categoria. Na Alemoa, os petroleiros em greve já estavam logo cedo na entrada da unidade, mantendo a mobilização que hoje completa 16 dias.

Na terça-feira (28), logo de manhã, juntamente com os grevistas da Alemoa, a diretoria esteve no porto de Santos, no local em que a Transpetro tem levado clandestinamente trabalhadores para furarem a greve, mas acuados, ninguém apareceu. Na entrada principal, por onde entram normalmente, os petroleiros em greve permanecem firmes e fortes, todos os dias, mostrando que greve se faz na porta da fábrica.

No mesmo dia, à tarde, o sindicato esteve na Câmara dos vereadores de Santos, na Tribuna Cidadã, denunciando os motivos que levaram à greve da Alemoa. Representado pelo coordenador Fabio Mello, o sindicato pediu que os vereadores realizassem auditorias no terminal, para avaliar se a (ANTAQ), que estabelece em documento regulando quantitativo Transpetro está seguindo o que recomenda a NR-20 e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários mínimo de 17 operadores, para a menor parte do terminal que será colocada à venda no leilão, enquanto que a gerência da Alemoa quer apenas nove (9) operadores por turno a partir de novembro.

Mello pediu ainda que os vereadores questionassem se há quadro de brigadistas na Alemoa, o que já adiantamos, não tem.

Na quarta-feira (29), entre a condução da greve na Alemoa, demandas do sindicato e outros assuntos, foi dia também de reunião com os aposentados e pensionistas do litoral norte, na subsede e por videoconferência, para falar sobre equacionamento da AMS, dentre outros temas.

Como já é de costume nos últimos anos, a diretoria esteve de terça à quinta-feira (30) no Aeroporto de Jacarepaguá, conversando com os petroleiros no embarque para as plataformas, recebendo demandas e atualizando a categoria sobre informações relevantes para os trabalhadores.

Enquanto isso, na Alemoa, os petroleiros em greve realizaram ato, reafirmando disposição de continuar com o movimento paredista. A greve na Alemoa não pede nada além de segurança na unidade, manutenção de 10 operadores e 1 supervisor por turno e uma brigada de incêndio definida e bem treinada.

Para fechar a semana, nesta sexta-feira (1), o coordenador do Sindipetro-LP, Fabio Mello participou também de entrevista no programa “Ponto de Vista”, com Edgar Boturão, para falar sobre a greve dos petroleiros da Alemoa, preços dos combustíveis  e do gás de cozinha e outras pautas da luta petroleira.

O programa é exibido na Santa Cecília TV de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 13h30 às 14h30, com reapresentação às 0h30. Também pode ser avisto na página do Facebook e Youtube da Santa Cecília.

A noite, às 19h, o diretor do Sindipetro-LP e secretário geral da FNP, Adaedson Costa, participa, juntamente com o ator Pedro Cardoso, da live “Como os petroleiros estão vendo o aumento dos combustíveis”, organizada pelo Observatório Social da Petrobrás.

Além das mobilizações e atos públicos, a diretoria também participou de reuniões de segunda a sexta com gerências da Petrobrás, perícias, reunião sobre o inicio da campanha de avaliação dos agentes químicos do Tebar, reunião com a Comissão de SMS, com o GT de comunicação contra a privatização da Petrobrás, entre outros. As atividades da diretoria podem ser acompanhadas na página “Agenda da Diretoria”, em nosso site (clique aqui).

Estamos mobilizados, organizados e com disposição de lutar!