Pesquisa alerta: privatização da Petrobrás traz riscos ao meio ambiente como principal componente

ILAESE

Uma pesquisa realizada por Gustavo Machado, pesquisador do Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), traz dados importantes sobre o impacto ambiental gerado pela política atual do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) com os desinvestimentos como principal componente.

Na pesquisa, Machado alerta que o Brasil possui umas das matrizes energéticas mais limpas do mundo. No entanto, na contramão, o país abandonou as energias renováveis e com menor impacto ambiental para adotar uma estratégia com danos ao meio ambiente irreversíveis. Tudo isso para agradar o mercado externo.

Embora dois em cada três brasileiros sejam contrários a qualquer tipo de privatização, o Executivo já realizou 51 leilões desde o início do mandato e ainda contém no catálogo uma lista com mais de 100 ativos que pretende vender por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

“A queda nos investimentos de natureza social e ambiental são acompanhados da falta de transparência nas informações divulgadas”, alerta o pesquisador.

Para saber mais, leia a pesquisa na íntegra aqui.

Fonte: FNP