Trabalhadores da Método Potencial garantem na justiça repasse da medição retida para quitar atrasados

Vitória

Os trabalhadores da Método Potencial, empresa de engenharia com contrato em diversas unidades da Petrobrás, conseguiram, na noite desta quarta-feira (10), uma grande vitória na justiça. Os petroleiros terceirizados vão receber os salários atrasados e benefícios que estavam pendentes com o fim do contrato da terceirizada.

A Petrobrás foi obrigada a destinar parte da medição retida, obtida através do suor da força de trabalho, que será repassada diretamente para o Sindicato da Construção Civil.

A conquista é fruto da atuação política dos sindicatos da construção civil, petroleiros e metalúrgicos, comissão dos desempregados e dos trabalhadores da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, que estiveram mobilizados na última segunda-feira (08). Além disso, a força de trabalho também contou com a atuação jurídica do Sindicato da Construção Civil.

A luta não acabou porque ainda é necessário fazer um levantamento para constatar se as verbas remanescentes do contrato com a terceirizada são suficientes para quitar a rescisão contratual. O próximo passo é pressionar a Petrobrás para absorver a maioria dos trabalhadores prejudicados nos contratos tampão assinados para finalizar as obras paradas.  A pressão política de toda a força de trabalho da refinaria será de suma importância para que esses 150 terceirizados tenham nova colocação no mercado de trabalho.