FNP e sindicatos pedem que categoria petroleira não participe de eleições da Associação Petrobrás de Saúde

Não vote!

Começou na última sexta-feira (12) a eleição dos integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal da tal APS (Associação Petrobrás de Saúde) e emails com convite para participar da votação já foram disparados para todos os empregados da Petrobrás.

No entanto, fique atento: a FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), seus sindicatos e outras entidades ligadas à categoria petroleira pedem que os petroleiros e petroleiras, da ativa e aposentados, não votem, para não legitimar a APS. Afinal, o plano de saúde da categoria é a AMS!

Ser candidato a um dos conselhos ou votar significa referendar o processo de destruição da AMS, que está em curso. Não podemos aceitar!

A FNP e entidades inclusive cobram a suspensão do processo eleitoral e dos demais procedimentos em curso que visem legitimar a APS. As entidades solicitaram reunião urgente com Silva e Luna, em julho, para tratar do assunto. No entanto, até o momento, não receberam resposta.

Vale lembrar que no mesmo período do pedido de reunião, as entidades se recusaram a participação do processo eleitoral aberto pela APS.

A empresa foi informada da decisão, na época, por meio de documento enviado ao presidente da empresa, general Joaquim Silva e Luna, em notificação extrajudicial, assinada em conjunto pela FNP, FUP, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF) e Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (FENASPE).

No documento, as entidades elencaram motivos para a recusa, entre eles:
– a própria criação da Associação que “se reveste de intolerável desvio de finalidade e burla direitos laborais ratificados nos ACTs”;
– o fato de que os empregados, aposentados e pensionistas “não se associaram voluntariamente à APS”; e
– o atentado do estatuto social da APS ao direito constitucional à associação sindical ao vedar a candidatura de dirigente sindical estabelecendo imposições.

Agora, a FNP orienta a categoria petroleira a não aceitar o convite feito pela Associação Petrobrás Saúde (APS) para a participação no processo eleitoral. Não vote!

Afinal, a criação da APS é ilegítima e foi imposta aos petroleiros, com o objetivo de desmontar o Plano de Saúde AMS, passando por cima de conquistas dos trabalhadores nos ACTs.

A FNP, junto com outras entidades, pede a suspensão do processo eleitoral, já!

Para entender melhor, assista o vídeo: