Sindipetro-LP e RH coorporativo iniciam tratativas para implementar turno de 12h na refinaria e UTE-EZR

Acordo da categoria

Conforme deliberado nas assembleias realizadas na RPBC e UTE Euzébio Rocha (EZR), que escolheu o turno de 12 horas, o Sindipetro-LP enviou ofício com a decisão da categoria à empresa e exigiu reunião com o RH Coorporativo para tratar da mitigação da minuta que regerá o acordo com a Petrobrás. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (5) e logo de início os representantes da companhia informaram que não haverá mudança alguma na minuta do turno de 12 horas.

Apesar da negativa quanto a mudança da minuta, quem vai decidir sobre a aceitação ou não, será a categoria em tempo oportuno. O sindicato cobra da empresa mitigações para amenizar os impactos do turno de 12 horas e possíveis desdobramentos que poderão sobrecarregar e até mesmo causar prejuízos financeiros e de avanços profissionais, caso o trabalhador se recuse a cobrir faltas em dia de sua folga.

Para o sindicato, é importante que a empresa preveja o que fará em casos como o sugerido, pois, como está hoje, caso alguém falte, será preciso chamar outra pessoa, que estará de folga, para substituí-lo. Esse trabalhador poderá se recusar a cobrir a falta, ou será obrigado a ir para o trabalho? Para casos como esse, o pagamento de sobreaviso servirá de mitigação, mas apenas como medida paliativa e cumprindo um revezamento com todos os envolvidos. Apesar da medida apresentada, o sindicato é contra dobras e horas extraordinárias. A mitigação mais efetiva para esse tipo de situação seria um efetivo cerca de 60% maior que o quadro mínimo, dessa forma não haveria dobras ou convocações extraordinárias.

Portanto, caso seja implementado turno de 12 horas, é fundamental a pressão dos trabalhadores da RPBC e UTE-EZR para fazer valer o direito de folgar.

Por outro lado, caso a categoria não concorde com a minuta que a empresa irá apresentar, iremos fazer valer a tabela praticada ou a tabela preferida dos trabalhadores, que é a que está na imagem abaixo. Não aceitaremos ser chantageados, como foram outras bases para aceitar o turno de 12 horas sem discussão, a cumprir a tabela 3 por 2.

O RH Coorporativo ficou de dar resposta às demandas do sindicato, marcando nova reunião para a próxima quarta-feira (12). Pela boa fé negocial, esperamos que a companhia tenha bom senso e apresente uma proposta à altura da boa vontade da categoria petroleira.