Inflação medida pelo IPCA deixa repactuado com pires nas mãos

Má notícia para quem repactuou. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), usado como referência para a meta da inflação, registrou a menor taxa para um primeiro trimestre desde 2000. De janeiro a março deste ano, a alta de preços ficou em 1,23%. Apenas no mês passado, a inflação ficou em 0,20%, menor taxa desde setembro de 2007.O IPCA serve de referência para os reajustes dos beneficiários (aposentados e pensionistas) do Plano Petros que repactuaram, ou seja, ao bel prazer das oscilações baixas do Índice está decantado o futuro dos repactuantes. Quem não repactuou continua tendo como referência o reajuste da ativa.Para Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pelo levantamento), a inflação foi influenciada pela alta nos preços de ônibus urbanos em janeiro, pelos reajustes aplicados em fevereiro em matrículas e mensalidades escolares e pela alta de produtos alimentícios.De qualquer forma o IPCA é o menor índice do governo, manipulado sempre para baixo.A desaceleração da economia tem sido razoavelmente forte e vem confirmando os piores cenários, tanto por fatores domésticos, como o desemprego, como pelo setor externo", afirma Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Gradual Investimentos, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.No caso da ativa, fica o recado para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A Petrobrás força para que o reajuste da ativa também seja calculado com base no IPCA, o que deve ser combatido pela categoria."