FNP se reúne com diretor de Abastecimento

No último dia 25 de janeiro, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu com o diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, para cobrar respostas e soluções a diversos problemas que vem ocorrendo nos sindicatos que formam a FNP.

No caso do Sindipetro-LP, o principal problema colocado na mesa de negociação foi a atual situação dos vigilantes, que muitas vezes têm executado de cinco a sete funções e não são recompensados por isso. O caso será estudado pela Petrobrás.

Além disso, o coordenador geral do Sindipetro-LP, Ademir Gomes Parrela, também demonstrou preocupação com a ocorrência de acidentes na RPBC, relatando o caso de técnicos de operação que sofreram queimaduras nos pés, mas que no lugar de serem afastados foram deslocados para o ADM calçando chinelos. A própria CIPA constatou essa irregularidade e se posicionou contra este absurdo.

Neste sentido, Parrela cobrou que diante da ocorrência de novos acidentes a Petrobrás comunique imediatamente o Sindicato. O objetivo é colaborar na solução dos casos e disponibilizar o apoio profissional da Assistente Social e da Psicóloga da entidade. Em relação aos cinco petroleiros do ADM que prestam serviços noturnos e reivindicam o enquadramento no turno, a Petrobrás afirmou que irá estudar o caso e dará uma resposta ao Sindicato.

Outros problemas apontados foram as irregularidades que vem ocorrendo  com navios que tentam descarregar produtos tóxicos acima das especificações contidas nas normas de segurança.

Outras demandas da FNPA existência de trabalhadores terceirizados em atividades fins; informações sobre a Refinaria Premium, que está sendo construída na cidade Bacabeira, Maranhão; denúncias de petroleiros da base do Sindipetro AL/SE que trabalham em regime de 2×1, mas que durante suas folgas são convidados a trabalhar sem direito a hora extra; distorções no PCAC, usando como exemplo o fato de que os inspetores de Segurança Patrimonial são os únicos que não são considerados Técnicos foram outras questão levantadas pela FNP.

As respostas às demandas e problemas levados à mesa de negociação deverão ser dadas pelo diretor de Abastecimento em nova reunião, que deve ser realizada em breve. Neste sentido, a FNP salientou a importância de que as reuniões aconteçam com maior periodicidade. No dia 15 de março, está agendada reunião com a gerência executiva do E&P, com a presença do diretor Guilherme Estrela.