Começa a greve petroleira pelo ACT no Litoral Paulista

No Litoral Paulista, petroleiros cruzam os braços por um ACT justoQuinta-feira, 15 de outubro, 9h da manhãA greve começou!Na Refinaria Presidente Bernardes, 100% da operação e 70% do administrativo estão em greve. No Terminal Alemoa, 100% dos trabalhadores - operação, administrativo e terceirizados! - estão paralisados.No Terminal de São Sebastião, 100% da operação e 85% do adm estão de braços cruzados. Nos prédios da UN-BS, diversos trabalhadores aderiram ao movimento e entraram em greve.Proposta vergonhosaOs pontos mais críticados da única contraproposta apresentada pela Petrobrás foram o aumento real zero de salário; a discriminação entre aposentados e ativa, na medida em que divide a categoria através de abonos, gratificação contingencial, Remuneração Mínima por Nível e Regime (RMNR) e PLR; nenhuma melhoria na política já rebaixada de auxílio do Ensino Superior; a não-garantia do fim dos interditos proibitórios contra os sindicatos e o fim de todas as punições aplicadas aos petroleiros que participaram da última greve. E, além de ter feito somente propostas absurdas, ignorou as 197 cláusulas propostas pelos trabalhadores.Entre os petroleiros de todo o Brasil, o sentimento é de desrespeito. A categoria não irá abrir mão de avanços econômicos e sociais nas cláusulas do ACT! Só com muita pressão conseguiremos alcançar melhores propostas! Esta é a lição que tivemos das campanhas salarais das outras categorias ocorridas no último período - todas tiveram reajustes acima do que a Petrobrás nos propôs. Vamos à luta!RecadoNo sentido de garantir a segurança das pessoas e da integridade das unidades contra qualquer tipo de acidente, o Sindicato orienta aos trabalhadores da zero hora que permaneceram na Refinaria e nos Terminais da Alemoa e São Sebastião, a manter operação-padrão, sem emissão de Permissão de Trabalho (PT).