FNP se reúne com Petrobrás e Transpetro

No último dia 2 de fevereiro, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu com a direção da Transpetro e Petrobrás, no Rio de Janeiro. Foram levados à mesa de negociações da Transpetro diversas demandas e reivindicações da categoria. Uma delas trata da liberação de dirigentes sindicais para FNP e Sindicatos. Segundo a empresa, o pleito será avaliado.

Levantada pelo Sindipetro-SJC, a reivindicação pela extensão do adicional de campo aos supervisores e técnicos de manutenção foi assegurada pela gerência da Transpetro.

Na base do Sindipetro-PA/AM/MA/AP, após muita insistência e intervenção do Sindicato, a construção de banheiro feminino no Terminal de São Luis foi garantida e o prazo de entrega foi estabelecido para junho deste ano. Em relação à reforma da Sala de Controle, que sofre há tempos com umidade, a reivindicação será novamente reforçada na próxima reunião, uma vez que nenhuma ação concreta foi tomada até o momento.

Outro ponto colocado foi o pagamento da Contrinbuição Sindical do Sindipetro-LP, que segundo resposta da empresa será efetivado ainda em fevereiro. Os dirigentes do Litoral Paulista reiteraram a preocupação em relação a operação de navios com concentrações de H2S maiores do que os limites estabelecidos em padrão formal da empresa,  fato que gera riscos aos trabalhadores e comunidade de regiões próximas ao Tebar, em São Sebastião. Segundo a empresa, a Transpetro notificou a área de abastecimento, que não aceitará mais nenhuma descarga de produtos com altos índices de H2S.

Em relação a pagamento de horas extras, informou que existe a orientação de limitá-las a 40 horas mensais, porém, quando ultrapassado, a chefia deverá justificá-lo. Caso o pagamento não seja efetuado, o empregado deverá comunicar ao sindicato para cobrarmos providências.

Quanto ao incidente envolvendo atitudes de uma chefia no Tebar, a empresa informou que conversaram com a mesma e acreditam que não haverá reincidências. Ainda em relação a São Sebastião, a transferência de um operador para o Terminal de Ribeirão Preto está encaminhada e quanto a licença não remunerada à uma companheira da Manutenção, recusada por um Diretor da empresa, o Sindicato solicitou que o pedido fosse encaminhado ao Presidente Sérgio Machado.

As respostas aos problemas levantados pela FNP devem ser respondidos oficialmente pela empresa no próximo dia 14, data em que deve acontecer nova reunião entre o RH Corporativo e Federação.

PETROBRÁSNa Petrobrás, em reunião no Edise, foi discutida a implementação da Lei nº 12.353/10, que trata da participação de representante dos empregados no Conselho de Administração das empresas do Sistema (Petrobrás S/A, Transpetro, TBG, BR Distribuidora e outras).

A companhia apresentou a programação preliminar do processo eleitoral desejado pela companhia e a necessidade de alteração de seu Estatuto para o atendimento da legislação. A FNP solicitou a apresentação na íntegra do conteúdo exposto para que toda a categoria tenha acesso às informações. Novas reuniões serão agendadas para que a FNP informe qual será o seu posicionamento sobre o tema em questão.