Petros: Rentabilidade abaixo da meta em janeiro foi pontual

Eric Gil Dantas - Ibeps

Por Eric Gil Dantas, economista do Ibeps

Depois de um 2023 com a rentabilidade acima da meta, não vimos o mesmo resultado neste mês de janeiro, com a rentabilidade dos planos abaixo do objetivo de retorno.

Como podemos ver no Gráfico 1, os três principais planos não atingiram a meta, no entanto, o que teve pior desempenho foi o Plano Petros 2, com uma rentabilidade de 0,71 p.p. abaixo do objetivo.

Gráfico 1 – Retorno e objetivo de retorno por plano da Petros (janeiro de 2024)

Fonte: Petros

 

Para explicar o motivo dos planos terem um desempenho ruim em janeiro vamos analisar o exemplo do Petros-2. Como o Gráfico 2 mostra, o resultado negativo veio exclusivamente da renda variável, responsável por 12,39% da carteira total. 76% são investidos em renda fixa, que teve o desempenho esperado de +0,83%. Mas o que fez com que a renda variável caísse tanto?

Gráfico 2 – Rentabilidade do Plano Petros 2 por segmento (janeiro de 2024)

Fonte: Petros


Janeiro não foi um bom mês para o mercado de ações brasileiro. Depois de ter atingido um recorde histórico em dezembro, o Índice Bovespa (Ibovespa) retrocedeu ao longo do primeiro mês do ano, caindo 3,7%. Além disto, as ações com maior peso no plano tiveram um desempenho ainda pior. A Vale se desvalorizou 12,1% ao longo de janeiro, Itaú-Unibanco 3,4% e Localiza 14%. No entanto, com exceção da Vale (que está com o mesmo preço do final de janeiro), as principais ações do PP-2 se valorizaram, principalmente Eletrobras e Itaú-Unibanco. Já o Ibovespa subiu 3,1% ao longo de fevereiro, chegando quase ao mesmo patamar do final do ano passado. 

Em síntese, o que explica o desempenho bem abaixo do necessário em janeiro foi a renda variável, por conta da queda do valor das ações da B3, que chegaram ao maior valor da sua história em dezembro do ano passado. Mas a desvalorização não se manteve. Hoje o Ibovespa já está praticamente no mesmo nível do seu recorde histórico. Sendo assim, os resultados deste mês de fevereiro já deverão ser positivos na renda variável. E já que a renda fixa não se alterará no curto prazo, a renda variável no positivo permitirá ter um mês de fevereiro com a rentabilidade acima da meta, o que deverá compensar parte das perdas do início do ano.