O que é a estratégia de imunização da Petros?

Eric Gil Dantas, economista do Ibeps

Por Eric Gil Dantas, economista do Ibeps

A estratégia de imunização foi uma política da Petros para os planos de benefício definido, iniciada em 2022 e que atingiu sua meta em 2023, que aproveitou o cenário de juros altos no Brasil, acima da meta atuarial dos planos, para comprar títulos públicos federais contabilizados em maior parte marcados na curva e em menor parte marcados a mercado, considerando os limites legais, casando o fluxo de caixa desses papéis com os compromissos de pagamento aos aposentados e pensionistas.

Esta nova estratégia veio em um contexto de sucessivos resultados negativos nos PPSPs causados principalmente por conta do aumento da taxa de juros dos títulos públicos. Entre 2020 e 2022 a taxa básica de juros (SELIC) subiu de 2% para 13,75%. Isto gerou uma forte desvalorização dos títulos públicos em posse da Petros, gerando perda na renda fixa. 

Isto ocorreu porque estes ativos estavam em sua maioria marcados a mercado. Neste método, o valor dos títulos é determinado diariamente com base nas condições atuais do mercado. Isso significa que o valor reflete as taxas de juros atuais e as condições de mercado no momento em que é avaliado. Quando você tem um título público marcado a mercado e as taxas de juros dos novos títulos emitidos pelo governo sobem, o seu se desvaloriza, pois o seu título (com taxa de juros mais baixa) passa a ser muito menos atraente do que os novos (com taxas de juros mais alta), derrubando o seu valor. Foi justamente isto que fez, em 2021, com que a renda fixa do PPSP-R e PPSP-NR contraísse em 8,53% e 7,97%, respectivamente.

Com a estratégia de imunização a grande maioria dos títulos agora são marcados na curva (mais de 80%), isto é, os títulos são precificados com base nas taxas de juros da curva que correspondem aos seus prazos de vencimento. Se você contratou um título onde é IPCA + 6%, este será o preço constante do título até o final, não mudará ao sabor do mercado. 

A taxa de juros contratada também foi algo importante nesta estratégia, pois aproveitou-se um momento em que as taxas de juros estavam bastante elevadas. Os títulos públicos estão rendendo cerca de 6% acima da inflação, o que é um percentual maior do que a meta atuarial atual, e são de longuíssimo prazo, alguns chegando a 2060. Com isto, a Petros pretende diminuir o risco de déficits, já que este é o maior investimento do plano. Atualmente 79% dos PPSPs estão imunizados com a estratégia.