Incêndio na maior refinaria da Venezuela deixa 48 mortos

Em um dos maiores acidentes da indústria do petróleo, 48 pessoas morreram por conta de um incêndio na refinaria de Amuay, no Centro Refinador de Paraguaná (CRP), na Venezuela. A explosão, que aconteceu no último sábado, ainda deixou 80 pessoas feridas.

Segundo informações divulgadas pelos principais portais de notícia da internet, o fogo continuava queimando na manhã desta segunda-feira (27/08) em dois depósitos de combustível da refinaria - a maior do país.

A explosão foi causada por um vazamento de gás. O incêndio aconteceu em uma instalação com capacidade para produzir 645 mil barris por dia que faz parte do segundo maior complexo de refinaria de petróleo do mundo. A dimensão do acidente foi tão grande que casas nas redondezas foram destruídas.

Um edifício da Guarda Nacional na área foi destruído e autoridades disseram que uma criança de 10 anos estava entre os mortos. Foi divulgado também que foram confirmados 18 soldados mortos junto com 15 civis, enquanto seis corpos ainda tinham de ser identificados.

As operações em Amuay foram parcialmente fechadas pelo menos duas vezes este ano, devido a um pequeno incêndio e ao fracasso de uma unidade de refrigeração. O secretário-geral da Federación Unitaria de Trabajadores Petroleros de Venezuela (Futpv), Ivan Freites, acusou o governo de ter negligenciado nos últimos anos as tarefas de manutenção da indústria petrolífera.

"Aqui o investimento em indústria não existe, nós denunciamos isso há três anos", disse à Agência Efe Freites, ao assegurar que há falta de investimento industrial e uma desatenção por parte dos responsáveis da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) de suas funções de gerência. Freites assegurou que esse tipo de incidente tem acontecido em todo o país.

Com informações de UOL Notícias e G1