Vazamento de petróleo no Equador pode chegar ao Brasil

O Itamaraty informou neste domingo que o governo brasileiro está alerta a respeito da eventual chegada ao Brasil da mancha de óleo causada por um vazamento de petróleo no Equador, um afluente do Rio Solimões. O governo afirmou que, segundo informações das autoridades equatorianas, a estimativa é que a quantidade de óleo vazada durante o acidente, que ocorreu em 1º de junho, chegue a 6,8 mil barris. Segundo a nota, a mancha de petróleo deslocou-se pelo rio Napo em direção ao território peruano, mas a maior parte do óleo permanece em território equatoriano.

"O Brasil ofereceu auxílio ao Equador e ao Peru para apoiar os trabalhos de contenção e dispersão da mancha de petróleo nos dois países. Nesse sentido, técnicos brasileiros permanecem à disposição das autoridades de ambos os países. O Ibama, a Marinha do Brasil e a ANP (Agência Nacional do Petróleo) encontram-se de sobreaviso para a eventualidade de que a mancha de óleo chegue ao País", informou o Ministério das Relações Exteriores.

Nas informações enviadas à Embaixada do Brasil em Quito, o governo equatoriano relatou já ter tomado todas as providências para a mitigação do acidente.

"A Petroecuador divulgou nota segundo a qual a empresa Clean Caribbean & Americas, que atuou na recente limpeza do Golfo do México, por ocasião do acidente naquela região, está trabalhando, em conjunto, na limpeza da área afetada. No Peru, a Capitania dos Portos em Iquitos, em coordenação com outros ministérios daquele país, montou barreira de contenção na região do Cabo Pantoja, no rio Napo, no sentido de impedir o prosseguimento da mancha de petróleo", acrescentou a nota.

O Itamaraty informou ainda que as embaixadas do Brasil em Quito e Lima "estão em contato permanente com as autoridades daqueles países, a fim de manter o governo brasileiro informado sobre a evolução dos acontecimentos no Equador e no Peru".

Fonte: O Globo