Base da BR Distribuidora em Canoas tem atividades paralisadas pela SRTE

Benzeno

Parte das atividades da base da Petrobrás Distribuidora (BR) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foram suspensas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE) no Rio Grande do Sul. O órgão realizou uma fiscalização no local na segunda-feira (29). Entre os problemas encontrados, foi destacado o contato dos funcionários com o benzeno.

A STRE manterá as atividades paralisadas até ser comunicada pela BR Distribuidora sobre as medidas para corrigir os processos. "Em especial às relacionadas ao controle da exposição ao benzeno, um carcinogênico humano confirmado", destaca a nota.

"Após extensivo processo de auditoria documental e nas condições de trabalho ofertadas, ficou demonstrado que a forma de organização e execução das atividades: a) carregamento de caminhões-tanque, em sistema top loading, com compostos derivados de petróleo (gasolina Podium, gasolina de aviação, aguarrás e outros), nas plataformas da chamada Rua 3 do complexo; b) fabricação de emulsões asfálticas diversas, unidade denominada FASFNOAS; c) deslocamento vertical de pessoas utilizando equipamento tipo guindaste veicular (guindauto), fabricante Palfinger, modelo PKB 10000, e cesta em fibra, não projetado para transporte humano; d) carregamento de caminhões-tanque, em sistema botton e top loading, realizados nas plataformas de carregamento (PLECT) A, B e C, submetiam pessoas ao amálgama denominado risco grave e iminente à saúde à sua integridade física", diz nota divulgada pela entidade.

Por meio de sua asssessoria de imprensa da Petrobrás Distribuidora informou que medidas "estão sendo adotadas para a liberação da Base em Canoas. A Companhia já providenciou um reordenamento logístico para manter o atendimento aos clientes no estado".

Em tempo
A base de Canoas retomou o funcionamento ontem (1°).