Deputados podem votar entrega do pré-sal no aniversário da Petrobrás

Empresa completa 63 anos nesta segunda (3)

A Petrobrás completa 63 anos, nesta segunda-feira (3), imersa em uma das suas maiores crises. Aprofundamento da entrega do pré-sal às multinacionais, desmonte da companhia como uma empresa integrada de energia, retirada de direitos dos empregados. Todas essas medidas, justificadas sob a tese do “necessário sacrifício”, facilitam um antigo desejo do mercado internacional e da velha direita brasileira: a privatização da maior empresa do país.

Dito isso, de fato poderíamos pensar que temos poucas razões para festejar o seu 63° aniversário. Mas pensamos o oposto. Devemos comemorar sim, a construção através da maior mobilização popular do país de uma empresa estratégica para a soberania nacional e desenvolvimento social. Devemos comemorar sim, a construção de uma empresa que possui técnicos altamente capacitados e que amam o que fazem, que amam a companhia que ajudam a construir cotidianamente.

Entretanto, mais do que um dia de festa, afinal vivemos tempos de muita dificuldade para quem luta por uma sociedade justa e um país soberano, devemos transformar essa data num dia de luta. Até mesmo porque está prevista para esta segunda-feira (3) a votação na Câmara dos Deputados do PL 4567, de autoria de José Serra, que promove um verdadeiro estrago ao país. O projeto retira da Petrobrás a exclusividade sobre a operação do pré-sal e retira a obrigatoriedade de 30% de participação da companhia na exploração do pré-sal. Com isso, as multinacionais que já gozam de 70% dos nossos campos, podem ficar com tudo.

Por isso, pedimos a todos e todas que fortaleçam a luta em defesa da Petrobrás e do pré-sal. Não se trata de uma batalha exclusiva dos petroleiros e petroleiras, é de todos os brasileiros. Neste sentido, chamamos todos e todas a assinar o abaixo-assinado da campanha “Do pré-sal não abro mão" (presalnaoabromao.com.br). Já são quase 10 mil assinaturas. Aqueles que já assinaram e que irão assinar, pedimos que logo em seguida enviem aos seus amigos e familiares, através do facebook, whats app, twitter, o link da campanha para que também participem.

Dependemos desse esforço coletivo e voluntário para alcançar o maior número possível de pessoas. Os brasileiros têm o direito de saber o que está acontecendo e como se defender.

No aniversário da Petrobrás, a melhor forma de comemorar o seu legado é promovendo a sua defesa!

Abaixo, modelo de mensagem a ser enviada a seus amigos!
Olá, gostaria de pedir a sua ajuda e participação em um abaixo-assinado que visa a defesa de uma riqueza que pertence ao país e ao povo brasileiro: o pré-sal. Está em discussão na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4567/2016, de autoria do senador José Serra, que aprofunda a entrega do nosso petróleo às petrolíferas internacionais. O projeto elimina o papel da Petrobrás de operadora única do pré-sal e retira sua participação mínima, hoje obrigatória, de 30% na exploração dos campos do pré-sal. Com isso, o caminho fica livre para as multinacionais. Essas medidas conspiram contra o desenvolvimento de um país soberano e aprofundam nosso papel de "quintal do primeiro mundo". Trata-se de um tema estratégico para o país, que merece ser discutido por toda a sociedade e não apenas pelos deputados e senadores. Que seja feito um plebiscito nacional sobre o tema para que o povo brasileiro tenha o direito a decidir sobre o futuro do país com a garantia de tempo hábil para esclarecimento à população. Concorda com essa mensagem? Quer saber mais informações para se posicionar? Acesse o site presalnaoabromao.com.br, assista aos vídeos e assine o abaixo-assinado. Por fim, multiplique essa mensagem!

ACESSE