Documentário produzido pelo Sindipetro é selecionado por Festival de Cinema Independente de SP

pré-sal no cinema

O documentário curta-metragem ‘Última Província’, produzido pelo Sindipetro Litoral Paulista, foi selecionado para ser exibido no 7º Civifilmes – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis, localizado na Zona Leste de São Paulo. O processo de seleção envolveu 189 filmes, enviados de 22 estados e 55 municípios das mais diversas regiões do país. Também foram realizadas produções audiovisuais em parceria com Argentina, Cuba, EUA, Paraguai e Uruguai.

No total, foram selecionados 41 filmes nas modalidades animações, adaptações de obras literárias, campanhas publicitárias, documentários e filmes de ficção de curta, média e longa metragem. Segundo a organização do evento, o objetivo do festival é fomentar a produção audiovisual no país, incentivar a formação de público crítico no setor cinematográfico, e estimular a criatividade de cineastas e produtoras independentes, bem como de coordenadores de projetos de realização audiovisual em cursos de graduação em cinema, escolas técnicas, cursos livres, oficinas e instituições de ensino básico, públicas e privadas.

A mostra competitiva do “7º Troféu Graça Aranha de Cinema Independente” será realizada nos dias 3, 4, 7 e 8 de novembro, no Teatro do Colégio Civitatis. A cerimônia de entrega das premiações aos melhores filmes será feita no dia 9 de novembro, no Teatro Gamaro. Será mais uma oportunidade de difundir o debate sobre o pré-sal com os jovens - público-alvo deste festival.

Última província
Sem a pretensão de se apresentar neutro diante do assunto abordado, o documentário “Última Província” traz à tona um recorrente debate entre os brasileiros: afinal, o pré-sal existe? Se existe, trouxe benefícios para os brasileiros? Essas perguntas são ainda mais frequentes na Baixada Santista, região que viveu o boom imobiliário e a especulação imobiliária na época em que surgiram as primeiras descobertas de petróleo na Bacia de Santos.

As discussões em torno da viabilidade do pré-sal, e de sua operação e exploração pela Petrobrás, estão ainda mais presentes nos dias atuais com a votação do projeto de lei 4567, de autoria de José Serra, no Congresso Nacional. O projeto prevê, justamente com base no discurso de incapacidade da companhia, o fim da exclusividade da operação desta riqueza pela Petrobrás, assim como a participação obrigatória mínima de 30% nos campos descobertos.

Preocupado em absorver as diversas percepções sobre o assunto, o documentário não se resume a entrevistas com empregados da Petrobras e dirigentes sindicais. Gente comum, abordada nas ruas de Santos, um jornalista que escreveu durante quatro anos sobre o setor, um corretor que viu no pré-sal o sonho da ascensão empresarial, metalúrgicos de uma terceirizada da Petrobras que hoje engrossam as estatísticas de desemprego. Esses são alguns dos personagens do curta-metragem.

Além do curta, o Sindicato também lançou outra frente de atuação para despertar na população e público em geral o debate sobre o tema: a campanha “Do pré-sal não abro mão”, que visa recolher assinaturas contra o projeto de lei de José Serra. Para assinar, basta acessar o site presalnaoabromao.com.br.

Abaixo, assista ao documentário na íntegra: