Cetesb multa RPBC por causar danos ao meio ambiente

R$ 100.280,00

A Refinaria Presidente Bernardes foi multada em R$ 100.280,00 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por emissão de poluentes na atmosfera, no final da tarde de 5 de julho.

O desarme do compressor da Unidade de Fracionamento Craqueamento Catalítico (UFCC), provocado por falha que ainda está sendo investigada pela Petrobrás, ocasionou a abertura da válvula de segurança de pressão, liberando gases de hidrocarbonetos para a tocha queimadora 3, resultando na emissão de rolos de fumaça preta para a atmosfera. A Cetesb considerou que houve danos ao meio ambiente.

A UFCC é mais uma das unidades que foi alvo da redução de efetivo. A unidade funciona com cinco operadores que estavam alocados da seguinte forma: dois operadores na sala de controle e três operadores de efetivo, no campo.

Com a redução, apenas dois operadores atuam em campo. Apesar de não haver evidencia de que o acidente ocorreu por falta de continuidade operacional, a redução no quadro pode ter relação em muitas outras ocorrências com emergências dessa magnitude de contaminação ambiental.

Com a retirada de um operador, por turno, perfazendo um total de cinco trabalhadores a menos na unidade, acaba sobrecarregando os operadores de campo. Esses petroleiros acabam não conseguindo verificar todos os equipamentos, visores, controladores, os níveis de vaso, e bombas. Além disso, também não conseguem dar atendimento a toda essa unidade gigantesca e perigosa que abriga um reator que trabalha pressurizado com altíssimas temperaturas produzindo gasolina e gás GLP de extrema periculosidade.

Com informações do Jornal A Tribuna