Sindipetro-LP participa da CNPBz, no Rio de Janeiro

Benzeno

As atividades da 75° Reunião Ordinária da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), no Rio de Janeiro, começaram nesta quinta-feira (30), com a reunião das bancadas.

O Sindipetro do Litoral Paulista participa através dos diretores Marcelo Juvenal Vasco e César Augusto Francisco. Além disso, participam também GTBs da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), Terminal de Pilões, Plataforma de Mexilhão, Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e Terminal Almirante Barroso (Tebar).

As reuniões dos membros da CNPBz têm se mostrado importantes instrumentos de combate e conscientização da classe trabalhadora sobre os males causados pelo benzeno, elemento químico altamente contaminante, que ao ser exposto às pessoas, mesmo que em doses consideradas pequenas por empresas como a Petrobrás, é capaz de causar câncer. Já é sabido que não existe limite mínimo seguro para exposição ao benzeno.

É por meio de muita luta que os Sindicatos e getebistas desenvolvem em suas bases, que a exposição ao agente benzeno foi considerada cancerígena pelo Ministério do Trabalho e cada vez mais se torna necessária a conscientização dos trabalhadores.

O CNPBz vai até o dia 1º de dezembro e segue com a seguinte programação:

Dia 30 de novembro – 13h às 18h - Reunião Ordinária da CNPBz

14h - 16h – Palestra – Tecnologia no combate às emissões fugitivas de benzeno – amostradores e válvulas herméticas

Dia 1º de dezembro - 9h às 12h - Reunião Ordinária da CNPBz

9h às 12h – Atividade Alternativa – Seminário “Conflito Hoje e pós contra reforma no campo jurídico no reconhecimento do risco a exposição ao Benzeno”

13h às 17h – Plenária de Governo e Trabalhadores sobre exposição ocupacional ao benzeno