FNP vai ao TRT para fazer esclarecimentos sobre a entrega da Termo Bahia

Recife

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e seus advogados estiveram, nesta terça-feira (8), no Tribunal Regional de Recife (TRF5) para passar informações e fundamentos de direitos aos desembargadores sobre a entrega da TermoBahia.

A TermoBahia foi transferida para a empresa francesa Total, com alegação de parceria, troca de tecnologia. No entanto, essas alegações não passam de uma cortina de fumaça para esconder a entrega da TermoBahia à Total.

A Total é uma empresa francesa, condenada na Itália, na França e nos EUA por corrupção.

Além disso, o maior escândalo mundial atual de corrupção, no ramo petrolífero, tem envolvimento da Total como um dos personagens principais, que envolveu subornos pagos a elementos do Governo e ministros do Iraque, Irã ou Cazaquistão, em nome de grandes multinacionais para que estas ganhassem contratos nesses países. (Leia matéria sobre o esquema de corrupção da Total)

O negócio entre a Petrobrás e a Total envolve a cessão de direitos em áreas no pré-sal, compartilhamento de terminal de regaseificação, transferência de fatias em térmicas, entre outros negócios. A TermoBahia opera as termelétricas Celso Furtado e Rômulo de Almeida, ambas na Bahia.

Sem nenhum processo licitatório, Pedro Parente transferiu a TermoBahia a uma empresa acusada de corrupção em vários outros países.

Nesta quarta-feira (9), às 14 horas, haverá o julgamento da suspensão de segurança da TermoBahia, requerida pela União que, outrora suspendeu a liminar expedida pelo juiz de Sergipe. A ideia é julgar se mantem essa suspensão ou não.