Entidades representantes de aposentados e pensionistas convocam plenária, propõe reajuste pela inflação e recuperação salarial de 10%

Assembleia será no dia 5 de dezembro

Nesta terça-feira, 26, a Unidade Sindical, grupo que reúne sindicalistas, militantes e mebros de associações de trabalhadores, se reuniu na sede do Sindipetro Litoral Paulista (Sindipetro-LP) para definir pauta única para ser levada em discussão com entidades que representam os aposentados e pensionistas da Baixada Santista.

De acordo com a proposta das entidades presentes, a primeira medida do grupo será visitar todos os sindicatos e associações de aposentados da região para convidá-los a participar de uma plenária regional unificada, no dia 5 de dezembro, às 10h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Santos.

A proposta para a plenária é unificar as entidades em torno de interesses em comum: defesa da aposentadoria e do poder aquisitivo dos aposentados e pensionistas, há muito ameaçado por reajustes salarias rebaixados e sem aumento real.

A pauta que será apresentada na plenária reúne os seguintes pontos:
Reposição salarial de acordo com o índice de inflação dos últimos 12 meses;
10% de Recuperação salarial;
Vale remédio;
Alinhar com as centrais sindicais pauta nacional e realizar assembleias para aprovar o pleito.

Participaram da reunião no Sindipetro-LP representantes da Sindraport, Aposintra, Asimetal, Sintrasaude, Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), Sindicato dos Empregados em Edificio (Sindedif), Central única dos Trabalhadores (CUT), Sinthores, Sindicato dos Rodoviários, Apasaude e Sindipetro-LP.