FNP e Ibeps vão ouvir a categoria para captar a realidade de teletrabalho

Pesquisa

Como já divulgado anteriormente, a FNP lança uma campanha focada no debate sobre o teletrabalho. Para tal, irá realizar uma pesquisa, em âmbito nacional, para ouvir a categoria sobre a experiência.

Fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) e a FNP, a pesquisa “teletrabalho na categoria petroleira” tem por finalidade captar a realidade deste tipo de trabalho dentre os empregados da Petrobrás.

O questionário está dividido em três partes. A primeira é composta por perguntas pessoais e profissionais. Este trecho é conformado para que possamos montar o perfil dos respondentes: sexo, distância da moradia em relação ao trabalho, quantidade de filhos em idade escolar, local de trabalho, tipo de trabalho, etc.

Já na segunda parte tratamos sobre como está ocorrendo o teletrabalho em meio à pandemia. Aqui nos preocupamos em tentar compreender como é a estrutura física montada em casa pelos empregados, como está ocorrendo o trabalho, o monitoramento, e quais são as consequências desta nova configuração para o seu próprio rendimento, além dos empecilhos que trabalhar em casa nos traz para o nosso cotidiano (com afazeres domésticos, cuidados com outros, problemas com saúde mental, etc.).

Por fim, na terceira parte tentamos captar o que a categoria acha sobre o teletrabalho no pós-pandemia e quais são as pautas que os sindicatos deverão reivindicar neste novo contexto, onde a presidência da estatal já afirmou que ao menos 50% dos trabalhadores administrativos estarão até 3 dias trabalhando de casa.

O questionário, que já passou por um teste com 10 voluntários, teve um tempo médio de resposta de 9 minutos. A pesquisa será aplicada através do programa SurveyMonkey, e chegará aos e-mails dos trabalhadores, através do endereço pesquisa@ibeps.com.br.  Quem não tiver recebido, pode enviar um e-mail para o pesquisa@ibeps.com.br e solicitar o questionário.

Além disto, o site da Federação deixará disponibilizado um link em seus sites para quem não tiver recebido o e-mail poder responder. A aplicação durará 3 semanas, a começar nesta segunda-feira, 17.

Esta pesquisa está sendo coordenada pelo economista e doutor em Ciência Política, Eric Gil Dantas.

Fonte: FNP