Prevendo perdas de mais de 10%, grupos de turno da Alemoa, Pilões e Tebar rejeitam proposta de ACT da Petrobrás

Basta de perdas!

Entramos no terceiro dia de assembleias nas bases do Litoral Paulista. Nesta sexta (8) Dessa vez, foram os trabalhadores do Terminal de Pilões, em Cubatão, da Alemoa, em Santos e do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, que deliberaram sobre a proposta vergonhosa de ACT que a alta cúpula da Petrobrás tenta enfiar "goela abaixo" da categoria como se fosse uma grande conquista.

Desde a quarta-feira, 2 de setembro, as bases do Litoral Paulista estão recebendo assembleias para avaliação da proposta da Petrobrás para o ACT. Com perdas graves para os trabalhadores da ativa e principalmente aos aposentados e pensionistas, se a proposta da empresa passar nas assembleias que acontecem de norte a sul do país até o dia 18 nas bases da FNP amargaremos perdas, em média, de mais de 10% nos salários até 2022.

As bases da FNP representam hoje, com apenas cinco sindicatos, mais da metade da categoria petroleira de todo o país. Temos terminais, plataformas, refinarias, escritórios  e uma categoria que sempre lutou para defender a empresa das garras da privatização. Mais do que nunca, com o país nas mãos de um governo entreguista e covarde e a economia sendo conduzida por um viciado em apostar no mercado de ações, os trabalhadores petroleiros de todo sistema Petrobrás precisam se unir e rejeitar a proposta da empresa, passando por cima do indicativo da outra federação e defendendo o coletivo.

Nossas unidades estão sendo vendidas de porteira fechada. Nenhuma cláusula em nosso ACT irá impedir demissões em massa caso qualquer unidade seja vendida, principalmente depois de rebaixarmos nossos direitos e entregarmos a AMS, como será feito se a proposta da empresa passar nas assembleias.

Em 2015 fomos responsáveis por puxar uma greve que manteve todos os nossos direitos e temos estratégia para repetir o feito. Nossas bases estão rejeitando a proposta e aprovando a contraproposta da FNP. E você, o que vai fazer?

Pedro Tavolaro, presente!
Antes da assembleia na Alemoa começar, recebemos a triste notícia da morte do companheiro Pedro Tavolaro, petroleiro recém aposentado, ex dirigente do Sindipetro-LP, que faleceu na noite de sexta-feira (4), em São Sebastião.

Ao final da assembleia, os trabalhadores do terminal fizeram um vídeo em solidariedade aos familiares e amigos, aos quais dedicamos nossos sinceros sentimentos.

Pedro Tavolaro, presente!