FNP e sindicatos indicam aceitação da proposta de PLR feita pela Petrobrás

Assembleias de 15 a 23 de dezembro

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e seus cinco sindicatos, decidiram nesta segunda-feira (14) indicar a aceitação da proposta de PLR apresentada pela Petrobrás.

A decisão pela aceitação da proposta leva em consideração o disposto no acordo coletivo da categoria e o prazo apertado para negociação imposto pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para pagamento de PLR, segundo alegações da empresa. Para que a categoria receba a PLR referente a 2021, que o pagamento será em 2022, a proposta de regramento deve ser assinada até 31 de dezembro de 2020.

Para tanto, as assembleias nas bases do Litoral Paulista começam nesta terça-feira (15) e vão até o dia 23 de dezembro nos mesmos moldes das votações anteriores, com assembleias presenciais nas entradas de turno, por aplicativo ou pelo site. Veja as regras no box abaixo.

Apesar das tentativas da direção dos sindicatos da FNP, a nova proposta da empresa não avançou no essencial, segue privilegiando os indicadores financeiros, negando o pagamento em caso de prejuízo contábil (participação nos resultados) e insistindo na separação das subsidiárias do Sistema Petrobrás.

Dentre alguns avanços possíveis nessa negociação, destacamos o retorno do adiantamento da PLR no início do ano, como praticado anteriormente. Também a garantia da empresa de não reduzir PLR por perseguição política.

Aprovada a proposta da Petrobrás, o acordo terá duração de dois anos (2021/2022).

A PLR, segundo a proposta da empresa, poderá ser zero em caso de não atingimento da meta de 80%, além das outras condições, ou variar nas três faixas abaixo:

- para empregados com remuneração superior a R$10mil/mês - PLR de 0,5 a 1 remuneração;

- para empregados com remuneração entre R$5mil e R$10mil - PLR de R$5mil a R$10mil ;

- para empregados com remuneração até R$5mil/mês - 1 a 2 remunerações.

Saiba como votar

Votos presenciais: grupos de turno e administrativo das áreas operacionais terrestres: Todos os trabalhadores da ativa das áreas operacionais de terra que estão trabalhando normalmente as assembleias serão na porta das unidades. Elas serão realizadas com o adm e todos os grupos de turno. Não haverá votação presencial no prédio do Valongo (Edisa) e demais prédios. As assembleias acontecem até o dia 23 de dezembro

Votos por aplicativo do Sindicato: associado e associadas -  Acessar o aplicativo do Sindicato. Se caso, o associado ou associada não tenha o aplicativo no celular é necessária a instalação. Para baixar é muito fácil: basta acessar o Google Play ou Apple Store no celular e no campo de pesquisa digitar ‘sindipetrolp’. O aplicativo estará disponível para ser baixado. Após baixar, acessar a área restrita preenchendo o campo do CPF, matrícula do Sindicato e escolher a opção sócio. Em seguida clicar no ícone enquete e lá votar. A votação acontece até às 23h59 do dia 23 de dezembro. Após esse período, os votos não serão computados.

Votação eletrônica – não associados: Acessar link, fazer cadastro e votar. A Petrobrás encaminhou a listagem dos trabalhadores e trabalhadoras das nossas bases para verificarmos o cadastro de votação. Se o petroleiro ou petroleira não estiver nessa lista não poderá votar porque o sistema não habilita a votação. A votação acontece até às 23h59 do dia 23 de dezembro. Após esse período, os votos não serão computados.

Plataformas: As assembleias nas plataformas serão feitas como costumeiramente. As listas de presença serão disponibilizadas pelo sindicato, através de e-mail e no site do sindicato, e o pleito deverá ser realizado por um único membro das plataformas previamente contatado e instruído. O período do pleito será até às 23h59 do dia 22 de novembro.