Sindicatos da FNP assinam acordo de PLR

Acordo válido por 2 anos

Os cinco sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) – Sindipetro-AL/SE, Sindipetro-LP, Sindipetro-SJC e Sindipetro-RJ -, já assinaram o Acordo de PLR. O Sindipetro-PA/AM/MA/AP deve assinar ainda nesta terça (29/12).

A decisão foi tomada a partir de uma avaliação da conjuntura, em que a FNP e o seus sindicatos indicaram, assim, a aceitação do acordo de PLR.

A proposta de PLR, válida para dois anos, varia de acordo com as seguintes faixas:
- Para empregados com remuneração inferior a R$ 5 mil: até duas remunerações, não podendo ultrapassar R$ 10 mil.
- Para empregados com remuneração igual ou superior a R$ 5 mil e igual ou menor a R$ 10 mil: até R$ 10 mil
- Para empregados com remuneração superior a R$ 10 mil: até uma remuneração.

Vale lembrar que a empresa foi intransigente e pressionou a categoria a aceitar uma PLR que segue o modelo privatista e privilegia o PPP e os acionistas. A unidade da categoria na defesa de uma PLR justa, que leve em consideração do trabalho dos petroleiros, será fundamental daqui para frente.

Nas assembleias, o debate e as críticas à proposta foram aprofundados visando a organização e mobilização da luta que precisa e deve continuar a ser feita pela categoria.