Trabalhadores das plataformas decidem estado de greve e assembleia permanente

Dia 19 (segunda-feira)

No próximo dia 19 (segunda-feira) às 19h30, em primeira chamada, e às 20h, em segunda chamada, os petroleiros das plataformas, abrangidas pelo Litoral Paulista, participarão de assembleia que irá definir a aprovação ou não de assembleia geral permanente e deliberação sobre estado de greve.

O intuito do pleito é mobilizar os embarcados contra aos desmandos dos gestores de RH da UN-BS. Os trabalhadores offshore vêm sofrendo golpes constantes, inclusive demissões e punições, por parte da alta cúpula da empresa que visa somente o lucro sem sequer se importar com a saúde e segurança da força de trabalho.

Dessa vez, a nova investida é a imposição de uma escala de trabalho pautada na propagação da Coivd-19 nas unidades. Uma situação que só existe quando é conveniente para a gerência já que eles negam, mesmo diante de todos os fatos, que existe surto da doença nas plataformas e nada fazem diante desta calamidade.

A mudança na escala de trabalho (21/28/21/35) vai ser feita, como tudo que é orquestrado pela Petrobrás, sem o menor planejamento porque, até o momento, não existem medidas que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores. A nova escala, como quando foi implementada no início da pandemia, irá agravar as condições de saturação física e mental comuns ao trabalho offshore. Além disso, não contempla os petroleiros terceirizados, ou seja, a preocupação é seletiva já que a escala não seria estendida na proporção 1/1,5.

O indicativo da diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista é aprovação da pauta da assembleia para que todos fiquem mobilizados caso o RH da Petrobrás mantenha essa imposição. A categoria deixou claro, através das setoriais, que está disposta a cruzar os braços diante desse novo ataque. A greve sanitária é um direito legítimo de todos os trabalhadores, que tem como base legal a convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil em 29 de setembro de 1994.

Ampara-se na ausência de condições adequadas para afastar riscos graves e iminentes de exposição no ambiente de trabalho e no deslocamento, destacados em orientações de órgãos e entidades de saúde. Por isso, é importante a participação de todos!

Para participar da assembleia basta acessar o link tinyurl.com/47yezhnz