E a história se repete... gata da UTGCA atrasa novamente salários dos trabalhadores

Mais denúncia

Os dirigentes do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista vêm recebendo novas denúncias de atraso nos salários dos trabalhadores da empresa Liga que atua na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba.

A terceirizada, desde que assumiu o contrato, no início do mês de março, vem atrasando o pagamento e benefícios. Dessa vez, o vale alimentação, que deveria ser pago no quinto dia útil, e o salário, que deveria ser quitado no dia 20 de abril, não foram pagos. A empresa afirma que o repasse será feito na próxima segunda-feira (26). É óbvio que é uma desculpa para “dar um cala boca” na força de trabalho.

A conduta, que vem sendo perpetuada, é uma clara demonstração de que essa é mais uma gata que não irá cumprir o contrato assim como foi a sua antecessora. A G&E Engenharia “deitou e rolou” nas costas desses mesmos trabalhadores e ainda por cima não pagou a indenização das verbas rescisórias do final de contrato.

A situação é um tremendo absurdo já que as contas e a fome não sabem esperar a boa vontade dos chefetes da empresa. Como um pai de família consegue trabalhar sem se preocupar? O risco de acidente é iminente frente a essa situação de pressão em que os trabalhadores estão sendo submetidos repetidamente. Qualquer passo em falso pode colocar a planta e a comunidade em torno da UTGCA em risco.

Para piorar o quadro, que já é terrível, os petroleiros terceirizados vêm relatando ameaças por parte da liderança para não assinalarem o primeiro ‘item’ da Análise de Segurança da Tarefa (AST). No documento é questionado se o trabalhador identifica algum estado que pode causar acidente de trabalho, como, por exemplo estresse, preocupação e irritação. É omissão atrás de omissão.

O Sindipetro, no início do contrato, enviou ofício cobrando a Petrobrás e até o momento a empresa não se pronunciou. A responsabilidade dessa bagunça toda é dos gestores da Petrobrás. Eles contratam empresas, sem a menor capacidade de gerir a força de trabalho, somente porque oferecem custo baixo no valor do contrato. A boa e velha política de colocar o lucro acima de tudo é o que sempre prevalece. Até quando isso vai acontecer em todo o sistema Petrobrás? Nas bases do Litoral Paulista não há uma unidade que saia ilesa dessa política nefasta.

O Sindipetro-LP exige que essa situação seja revertida e que a Petrobrás comece a investigar o histórico das terceirizadas que contrata e que se responsabilize quando a situação fugir ao controle como é o caso da empresa Liga. Além disso, o Sindicato também irá encaminhar denúncia aos órgãos fiscalizadores competentes.