FNP lança campanha de combate ao assédio moral e sexual nas relações de trabalho

Nesta quarta (26)

Com o objetivo de conscientizar, prevenir e de intensificar o combate à violência psicológica ou física no ambiente de trabalho, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) lança virtualmente, nesta quarta-feira (26/05), a “Campanha Nacional Assédio Não é Legal, Contra o Assédio Moral e Sexual na Petrobrás”, a partir das 16h, nos canais do youtube e do facebook.

Para o lançamento, especialistas renomados no assunto vão participar da live, são eles: Daniela Sanches Tavares, formada em Psicologia (Unesp-Assis) e em Direito (Mackenzie); com aprimoramento em Saúde do Trabalhador (Cerest-SP), mestrado em Saúde Pública (FSP-USP) e doutoranda em Saúde Pública (FSP-USP); e Carlos Eduardo Carrusca Vieira, professor da Faculdade de Psicologia da PUC-MG, pós-doutorando em Psicologia PUC-MG e doutor em Psicologia do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais.

A live também contará com a participação dos diretores da Secretaria de Saúde, Segurança, Tecnologia e Meio Ambiente da FNP: Natália Russo e Marcelo Juvenal.

A campanha será um importante instrumento educativo para orientar trabalhadores sobre os diferentes tipos de assédios e para evitar que sejam vítimas, mas, também, para coibir a ação de potenciais assediadores. Infelizmente, os casos de assédio nas relações de trabalho na Petrobrás são muito comuns.

A prática desse crime efetivamente fortalece a discriminação no trabalho, a manutenção da degradação das relações de trabalho e a exclusão social, caracterizando-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e relativas ao exercício de suas funções.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os danos causados à saúde do indivíduo são segmentados em: psicopatológicos (ansiedade), psicossomáticos (tonteira, gastrite, dor nas costas) e assintomáticos (vida privada, álcool, drogas e isolamento social).

Para a FNP, a conduta de assediar um funcionário ou funcionária não tem justificativa e deve ser denunciada.

Então, não perca a live! Curta e divulgue essa live, cujo debate abordará questões importantíssimas para a vida e saúde mental do trabalhador!

Para assistir pelo facebook da FNP, clique aqui

Para assistir pelo youtube da FNP, acesse aqui.

Para assistir pelo Facebook do Sindipetro-LP, acesse aqui.