Mais uma semana de mobilização, reuniões, ato e negociação com a gestão da empresa

De 19 a 24 de julho

Mais uma semana de mobilização, desafios e trabalho de base para a Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. Na segunda-feira (19) os trabalhadores terceirizados da UTGCA, contratados pela empresa JRM realizaram nova assembleia na entrada da unidade. Em pauta, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para empresas que irão participar da parada de manutenção na unidade e o processo de quitação de rescisão da G&E que ainda não pagou os trabalhadores. A terceirizada é velha conhecida da categoria petroleira pelo grande histórico de calotes nas bases do Litoral Paulista. A responsabilidade da atual gestão da Petrobrás em contratar empresas incompetentes é incontestável. Sem critérios que impeçam a contratação de terceirizadas sem lastro financeiro mínimo para garantir a rescisão de seus empregados, situações como a que acontece com a G&E serão cada vez mais comuns.

A semana também começou com mais famílias sendo beneficiadas pela campanha de arrecadação de cestas básicas promovida pela Frente Operária Solidária e encabeçada pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista. A ação chegou à moradores, em situação de vulnerabilidade social, das cidades de Santos, Cubatão e Angra dos Reis. No total foram quase cem cestas básicas doadas. A atividade tem contado com o apoio de membros das comunidades que estão ajudando a organizar a distribuição dos kits de alimentos. Além disso, os representantes do Sindipetro também participaram da 05ª Reunião da CIPA UTE-CBT Gestão 2021/2022.

Na terça-feira o sindicato participou de uma reunião com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT). O encontro acontece uma vez por mês. Em paralelo a isso, semanalmente, de terça a quinta-feira, membros da Diretoria também realizam trabalho de base no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O local atende os trabalhadores e trabalhadoras das plataformas de Mexilhão, Merluza, P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70. Os dirigentes do Sindipetro-LP seguem realizando trabalho de diálogo com a categoria e colhendo as demandas levantadas por eles.

Uma outra atividade que é realizada semanalmente são reuniões com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS, com Cabeças Brancas para discutir a situação da AMS e com o EOR da Petrobrás. A reunião dos dirigentes do Sindipetro-LP e com os membros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) também acontecem todas as semanas e servem para alinhar a diretoria, das duas entidades, frente aos embates diários.

Na quinta-feira o diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa participou do evento de abertura do XXXVI Congresso dos Petroleiros do Ceará e Piauí. No decorrer do encontro, que também acontece nesta sexta, os trabalhadores debaterão propostas referentes às reivindicações da categoria, o ACT, questões regionais, nacionais e internacionais, além de deliberar sobre linhas gerais de atuação do sindicato e eleger os delegados que participarão do Congresso da FUP deste ano, que também será virtual. No mesmo dia o coordenador geral do sindicato participou de uma reunião com os representantes da Comissão de Desempregados e ocorreu uma reunião com todos os sindipetros do Estado de São Paulo para debater a terceirização no sistema Petrobrás. Na quinta e sexta feira os diretores do Sindipetro-LP estiveram na RPBC conversando com os trabalhadores.

A semana se encerra com o ato 24JFora Bolsonaro. O Sindipetro-LP convoca todos os petroleiros para que participem do ato Fora Bolsonaro, neste sábado. A participação da população é fundamental para fortalecer as frentes que atuam para que Bolsonaro seja destituído e pague por sua gestão genocida, que levou a morte de mais de 500 mil brasileiros.