Semana da diretoria conta com assembleias, ação solidária e ato unificado em Mauá

De 30 de agosto as 3 de setembro

A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista começou a semana dando um pontapé inicial na rodada de assembleias que está promovendo para os trabalhadores do Terminal da Alemoa, em Santos. Em pauta, aprovação de movimento grevista pela segurança operacional até que a gerência da Transpetro formalize acordo com garantia de efetivo mínimo devidamente habilitado no Terminal da Alemoa. O quadro deve contar com três operadores no píer,  três operadores no painel, dois operadores no SEGAS, dois operadores no SEMOV  e um supervisor. Além disso, está sendo colocada em regime de votação a aprovação ou não de assembleia permanente e outros encaminhamentos relacionados ao movimento grevista. O pleito segue até o dia 06 de setembro na portaria principal da unidade.

Na segunda (30) também foi realizada assembleia com o objetivo de escolher os delegados e observadores que participarão Plenária Nacional  da FNP “Petrobrás para os Brasileiros – Petrobrás 100% Estatal – Fora Bolsonaro e Mourão”, a ser realizada nos dias 10 e 11 Setembro de 2021, por meio virtual.

Na terça-feira (31), a diretoria do Sindipetro-LP promoveu reunião com aposentados e pensionistas. O encontro aconteceu na sede, em Santos, e através de videoconferência.  O evento é uma iniciativa do Departamento de Aposentados e Pensionistas que busca estabelecer uma melhor comunicação sobre os principais temas que afligem os aposentados e pensionistas da nossa categoria.

Os dirigentes liberados do Sindicato têm agenda fixa toda semana. No período de terça a quinta-feira, a diretoria faz trabalho de base no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.  O local atende os trabalhadores e trabalhadoras das plataformas de Mexilhão, Merluza, P66, P67, P68, P69 e P70. A reunião dos dirigentes do Sindipetro-LP e com os membros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) servem para alinhar a diretoria frente aos embates diários. Além disso, outra atividade que é realizada semanalmente são reuniões com os membros do Fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS, com Cabeças Brancas para discutir a situação da AMS e com o EOR da Petrobrás. As reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg da B. S. e o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás acontecem todas as quartas-feiras. A reunião com o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás também faz parte da agenda fixa. A reunião de EOR com a Petrobrás passou a ser quinzenalmente.

Na quarta (1º) o sindicato se reuniu com os gestores do RH Local da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão para tratar de demandas da unidade. No mesmo dia o coordenador geral do Sindipetro, Fábio Mello, participou de dois programas da TV Thati Litoral para falar sobre a política de preços dos combustíveis e da campanha de gás a preço justo. No mesmo dia a diretoria esteve presente na Pericia de Agentes Químicos da RPBC.

O Sindipetro-LP esteve na quinta-feira (2) no Rádio Clube,  em Santos e no bairro Topolândia, em São Sebastião, entregando gás a R$ 60 para as famílias de baixa renda da localidade. O cadastro para participar da ação aconteceu no último domingo em uma feira livre na mesma região de Santos. A ação solidária “Dia Nacional do Gás a Preço Justo” foi realizada também em bairros periféricos de São José dos Campos e das capitais de Belém (PA) e do Rio de Janeiro (RJ) e gerou grande repercussão na mídia.

A sexta-feira (03) começou com ato unitário na Refinaria de Capuava (Recap), em Mauá. Os sindipetros Litoral Paulista, Unificado SP e São José dos Campos participaram da mobilização. O ato unificado faz parte de uma caravana de lutas encabeçada pelos sindipetros do Estado de São Paulo que estão unidos contra a terceirização das áreas operacionais das refinarias, terminais e termoelétricas, intensificadas neste ano graças ao plano de privatização do governo Bolsonaro. Após o ato os representantes dos sindicatos se reuniram para traçar novas estratégias na organização das ações em conjunto em defesa da Petrobrás. No mesmo dia aconteceu mais uma assembleia com os trabalhadores do Terminal da Alemoa, em Santos, e reunião do Departamento de Política e Formação com o IBEPS.