Sindipetro-LP usa a Tribuna Cidadã para pedir auditoria da Câmara de Santos sobre efetivo da Alemoa e brigada

Com greve há 13 dias


O Sindipetro-LP, representado pelo coordenador, Fabio Mello, participou nesta terça-feira (28) de sessão na Câmara de Santos, na Tribuna Cidadã, para falar da greve dos petroleiros da Alemoa.

Mello pediu que os vereadores realizassem auditorias no terminal, para avaliar se a Transpetro está seguindo o que recomenda a NR-20 e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que estabelece em documento regulando quantitativo mínimo de 17 operadores, para a menor parte do terminal que será colocada a venda no leilão, enquanto que a gerência da Alemoa quer apenas nove (9) operadores por turno a partir de novembro.

 Para os trabalhadores, a medida irá fragilizar a segurança do terminal, grau máximo (3) na escala de periculosidade, de acordo com nova classificação da NR-20, por armazenar grandes quantidades de produtos inflamáveis. Os petroleiros temem que aconteça um acidente de grandes proporções, como o que ocorreu na Ultracargo, em 2015, pois sem operadores suficientes não é possível operar o terminal de forma segura.

A greve, que já soma 13 dias, é pela manutenção do efetivo atual, composto por 10 operadores e um (1) supervisor e por uma brigada de incêndio definida e bem treinada.