Mais uma semana com assembleias, conquista, trabalho de base e reunião com aposentados e pensionistas

De 25 a 29 de outubro

A semana da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista começou com reunião com os novos membros e os reeleitos para a CIPA da RPBC para conversar sobre a atuação do grupo e os desafios da nova gestão. A eleição foi encerrada no dia 5 de outubro. O Sindipetro-LP apoiou alguns dos candidatos eleitos por conhecer o compromisso de cada um com a saúde e segurança do trabalhados e pelo histórico de compromisso com as lutas da categoria.

No mesmo dia os esforços do sindicato da Construção Civil (Sintracomos) em conjunto com o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-LP), culminaram em um desfecho positivo e histórico  para os trabalhadores da Método Potencial. Em uma audiência de dissídio coletivo os trabalhadores conseguiram garantir o pagamento dos salários atrasados, do adiantamento salarial, além dos pagamentos do VA/VR. O juiz determinou que os valores da última medição da Método Potencial fossem depositados diretamente na conta do sindicato representante dos trabalhadores pela própria Petrobrás.

Na decisão o magistrado diz que cabe sim à Petrobrás “a sua responsabilidade que neste momento entendemos como solidário em virtude da situação que se apresenta, pois deveria a Petrobras conhecedora do descumprimento contratual da contratada (...) ter levado ao conhecimento do sindicato esse descumprimento contratual para que juntos pudessem encontrar uma solução diferente da qual se apresenta no momento”.

Na terça-feira (26) foi dia de assembleia em Santos e em Caraguatatuba. Os trabalhadores e trabalhadoras das Salas de Controle (SCRs) e da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA)  deliberaram sobre a autorização ou não da assinatura da Minuta das Tabelas de Turno das suas respectivas unidades. As assembleias na UTGCA prosseguem até a próxima semana. Como já é de costume nos últimos anos, a diretoria esteve de terça à quinta-feira (28) no Aeroporto de Jacarepaguá, conversando com os petroleiros no embarque para as plataformas, recebendo demandas e atualizando a categoria sobre informações relevantes para os trabalhadores. No início da tarde os dirigentes do Sindipetro-LP também se reuniram com os membros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) para alinhar a diretoria frente aos embates diários.

A quarta-feira (27) foi dia da reunião mensal de aposentados e pensionistas na subsede, em São Sebastião. Os encontros acontecem toda última quarta-feira do mês sempre às 14h e servem para esclarecer duvidas sobre a AMS, Petros e assuntos ligados à categoria. Além disso, também ocorreram as reuniões com o Grupo de Trabalho - Conselho Sindical Reg da B. S., o GT Comunicação - Contra a Privatização da Petrobrás e com o EOR da Petrobrás. Os dirigentes também participaram da 12ª Reunião Ordinária da CIPA RPBC e da reunião organizadora do ato Fora Bolsonaro.

Na quinta-feira (28) foi a vez dos aposentados e pensionistas da sede, em Santos, participarem da reunião mensal com os representantes do Sindicato e com o advogado do Sindipetro, Dr. Marcus Coelho.  As reuniões na sede acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 10h. Outra reunião que ocorreu foi a do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS . A assembleia de previsão orçamentária aconteceu no final do dia na sede, subsede e por videoconferência. Os dirigentes também participaram da assembleia dos caminhoneiros a fim de passar informações sobre a política de preços dos combustíveis orquestrada pela gestão da empresa e o governo.

A semana fechou com a reunião de discussão da AMS com os cabeças brancas. O coordenador do Sindicato, Fábio Melo, participou do programo “Ponto de Vista” “Ponto de Vista”, com Edgar Boturão, para falar sobre PPI, preços dos combustíveis e do gás de cozinha, consequências da privatização da Petrobrás e outras pautas da luta petroleira.