Petrobrás nega proposta do sindicato para assinatura da minuta do turno e exclui opções de tabelas

12 horas

Em reunião realizada nessa quarta-feira (26), com a gestão da RPBC para tratar sobre o Turno Ininterrupto de Revezamento (TIR) de 12 horas, as devolutivas com relação à minuta apresentada pelo sindicato foram todas negadas pela Petrobrás.

A empresa não ratifica na minuta sua carta compromisso (veja a carta aqui), o que para o sindicato é um contrassenso, uma vez que se a Petrobrás não quer assinar dessa forma, é de se desconfiar sua intenção em cumprir os compromissos. A empresa alega que tem uma minuta coorporativa e não pode ter outra diferenciada. No entanto, lembramos que a RPBC e UTE-EZR têm uma negociação diferenciada, tanto que estamos decidindo a minuta nesse momento, pois temos uma tabela assinada com validade até 27 de fevereiro, conquistada em luta.

A empresa negou também o ajuste de data, e insiste em manter que a tabela praticada antes de 30/01/2020 atende todos os preceitos legais, o que é uma mentira, temos, inclusive, uma ação em andamento para tratar dos passivos dessa tabela. Em nossa proposta, o sindicato fez o devido ajuste no texto da minuta, dizendo que a partir de 30/01/2020 para todos os fins, a tabela atende todos os princípios legais. A tabela em questão é a que estamos seguindo até o momento, salvo nos períodos de ajuste devido à pandemia do coronavírus. Os atuais gestores da Petrobrás mentem, portanto, não há como pactuar nada em cima de mentiras.

Conforme foi decidido na última assembleia, como a minuta apresentada pela empresa não recebeu alteração nenhuma, está previamente negada pela categoria.

Infelizmente tivemos também mais uma surpresa. Os representantes da empresa disseram, em mesa, que existem restrições para três das tabelas que apresentou como opções para o turno de 12 horas, o que é um absurdo, pois como vamos confiar em sua carta compromisso, se há três meses quando negociávamos as tratativas dos turnos, nos ofereceram tais opções (em anexo) e agora a empresa simplesmente subtrai três dessas tabelas para os trabalhadores da UTE e RPBC? Após a reunião, a empresa reenviou a minuta sem alteração alguma, ratificando a carta compromisso e alegando seus motivos para a exclusão das tabelas 7, 8 e 9.

Como não houve avanços, vamos continuar discutindo os próximos passos, pois temos o tempo a nosso favor, e decidiremos em assembleia a escolha da tabela que a categoria vai defender para a prática do turno de 12 horas.

Diante disso, teremos rodadas de assembleias a partir desta sexta-feira (28), para a escolha da tabela do turno de 12 horas e estratégias para fazer valer a vontade do trabalhador.

Apesar de a empresa excluir três tabelas da escolha dos trabalhadores, iremos votá-las pela sistemática de escolha de 1 a 9. Também decidiremos nas assembleias sobre o que fazer diante da decisão da empresa em realizar a parada de manutenção mudando o THM dos trabalhadores de turno de 168 para 200 horas, retrocedendo nos avanços que conquistamos na parada da UFCC no ano passado (Leia mais acessando o link).

Se for preciso, iniciaremos mobilizações, pois o trabalhador não hesitará em fazer a luta!