Greve do turno da RPBC e UTE, reuniões e mais atividades da semana da diretoria do Litoral Paulista

Semana de 19 a 25 de fevereiro

A semana da categoria do Litoral Paulista foi emendada com a anterior, devido à greve na RPBC e UTE. No sábado e domingo a diretoria teve reuniões com os gestores da refinaria e RH. Com isso, na segunda-feira (21), tínhamos uma proposta para apresentar para a categoria que decidiria em assembleia aceitar ou não.

A maioria dos trabalhadores do turno da RPBC e UTE Euzébio Rocha decidiu pelo fim da greve e aceitaram a proposta da Petrobrás de retorno ao THM dos trabalhadores envolvidos na parada de manutenção para 168 horas a partir de 21 de fevereiro e abriu espaço para negociar as horas extras geradas antes dessa data, assim como os descontos dos dias parados pela greve.

Foi uma votação apertada, com 58 votos a favor da proposta da empresa, 56 contra e cinco abstenções. A categoria aprovou também assembleia permanente, deixando claro para a empresa que se não cumprir o acordo que será assinado e se não forem favoráveis aos trabalhadores quanto ao pleito em negociação, não se furtarão em reiniciar novas mobilizações.

Após a assembleia, a diretoria se reuniu para fazer o balanço da mobilização e alinhas os próximos passos para conclusão do acordo que está sendo construído.

Na terça (22), foi dia de muitas reuniões, com a Frente Sindical Classista, sobre assuntos comuns dos trabalhadores da região; com o Clube 2004, que passa por um momento de dificuldade financeira e que precisa de novos associados e aporte financeiro; reunião com o Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Contra a Privatização da Petrobrás; e reunião com a FNP, que organiza o 13º congresso da federação .

Nesta semana a diretoria não foi para o aeroporto de Jacarepaguá para acompanhar o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas devido a greve que acontecia na RPBC. Na próxima semana estaremos dando esse suporte aos embarcados.

A diretoria participou na quarta-feira (23) de perícia para ação contra o INSS, em processo de petroleiros, encabeçada pelo nosso jurídico. Também houve reunião da Comissão da FNP sobre banco de horas.

À tarde, o coordenador Fabio Mello e o diretor Marcelo Silva, juntamente com o advogado Marcus Coelho, participaram da reunião mensal com aposentados e pensionistas, na subsede, em São Sebastião. A reunião é uma iniciativa do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP), que busca estabelecer uma melhor comunicação sobre os principais temas que afligem os aposentados e pensionistas da nossa categoria.

Na quinta (24), foi dia de reunião com os aposentados e pensionistas de Santos, com participação por videoconferência dos aposentados do Litoral Norte, com retomada de temas que ficaram pendentes na reunião anterior. Os assuntos tratados foram: revisão das aposentadorias para especial dos trabalhadores que se aposentaram nos últimos 10 anos; RMNR divergência e pedido de vistas da ministra Rosa Weber - esclarecimentos; APS e seus impactos e esclarecimentos gerais; Petros, esclarecimentos gerais; e ACT 2022 e suas lutas.

Nesta sexta, a diretoria tem reunião com os cabeças brancas, sobre AMS e reunião com representantes da Cipa da UTE Euzébio Rocha, em Cubatão. Também nesta sexta acontece reunião sobre parada de manutenção da RPBC e UTE; Reunião com a Engie/Tag, FNP e FUP; e com o EOR da Petrobrás. A agenda completa da diretoria pode ser acessada aqui.

Estamos mobilizados!