Governo Bolsonaro escolhe José Mauro Ferreira Coelho para ser o novo comandante da da Petrobrás

Ele defende a PPI

O governo Bolsonaro indicou, na noite desta quarta-feira (6), o nome de Jose Mauro Ferreira Coelho para presidir a Petrobrás. Atual presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA), Ferreira Coelho defende a PPI sob o argumento falacioso de que sem ela haveria risco de desabastecimento no mercado interno de combustíveis. É formado em Química Industrial e foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro de 2021. Ferreira também é Doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, na área docente de graduação e pós-graduação, conta com três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados ou publicados em periódicos ou anais de congressos nacionais e internacionais. Antes de entrar no Ministério de Minas e Energia, atuou por quase 13 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Indicado para o CA foi CEO de JV com duas companhias estrangeiras
Já o futuro presidente do CA, Márcio Andrade Weber, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), com especialização em engenharia de petróleo pela Petrobras. Ingressou na empresa em 1976 onde trabalhou por 16 anos. Foi membro da Diretoria de Serviços da Petrobras Internacional (Braspetro) (1991-1992) e Diretor da Petroserv S.A. (2007 -2020), desenvolvendo a participação da companhia nas atividades de E&P, navegação de apoio e sondas de perfuração para águas profundas.

Foi responsável como CEO da empresa BOS navegação (JV entre Petroserv e duas companhias estrangeiras) pela construção em estaleiros nacionais de 4 rebocadores de apoio. Paralelamente, como Diretor da Petroserv participou na construção e operação de 4 plataformas de perfuração para águas profundas, unidades estas que entre seus clientes se encontram a Shell e a ENI (Indonésia). Posteriormente prestou assessoria ao grupo PMI na operação das referidas unidades (2020-2021).

Fonte: Aepet