Petrobràs revela valor por ação corrigido dos dividendos que depositará na conta dos acionistas

R$ 7,773202 por ação

Além de analisar as indicações para o conselho de administração e presidência, a assembleia geral de acionistas da Petrobrás  também aprovou hoje os dividendos relativos ao exercício social do ano passado.

Parte do valor, que chega a R$ 7,773202 por ação, já foi distribuído antecipadamente, mas uma parcela ainda será paga no próximo mês.

Os proventos complementares, cujo deposito na conta dos investidores detentores de ações ordinárias ou preferenciais está marcado para 16 de maio, equivalem a R$ 2,9422641 por ação. Originalmente eram R$ 2,8610762, mas a cifra foi corrigida pela taxa Selic entre o final do ano e esta quarta-feira (13).

Os donos de American Depositary Receipts (ADRs), negociados na Bolsa de Nova York, receberão a mesma soma a partir do dia 23 do mesmo mês.

A data de corte para ter direito aos dividendos era hoje. Ou seja, a partir de amanhã as ações serão negociadas "ex-direitos" e passarão por um ajuste na cotação referente aos proventos já alocados.

Petrobráspode pagar até US$ 10 bi em dividendos adicionais
Além dos dividendos já anunciados, a Petrobras pode divulgar um provento extra de até US$ 10 bilhões no primeiro trimestre de 2022, dado o bom momento da empresa. Essa é aposta do Goldman Sachs, que está mais otimista quanto ao desempenho financeiro da companhia no curto prazo.

Para o banco, chama a atenção o forte crescimento de 81% no Ebitda (o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) previsto para o primeiro trimestre, de US$ 15,8 bilhões — o número é 30% maior que o consenso do mercado neste momento.

Em bases anuais, o lucro líquido da Petrobrás deve chegar a R$ 31,7 bilhões; no mesmo período de 2021, foi de R$ R$ 1,3 bilhão.

E por que os analistas do Goldman acreditam numa distribuição tão farta de dividendos por parte da Petrobrás? Bem, tudo parte da própria política de remuneração aos acionistas da estatal.

Fonte: Seu dinheiro