Cipa precisa de candidatos comprometidos com a saúde e segurança dos trabalhadores

UTGCA

As inscrições para candidatos à vaga da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, acontecem até o dia 5 de maio. O período eleitoral é de 9 a 24 de maio.

A CIPA é um instrumento para tratar da prevenção de acidentes, das condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde dos trabalhadores, seja ele funcionário próprio ou terceirizado. A CIPA tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar por melhores condições de trabalho dentro da unidade.

Diante de tamanha responsabilidade, é importante que sejam eleitos cipeiros que tenham compromisso com a segurança e saúde do trabalhador. A empresa tenta impor a sua visão sobre saúde e segurança e nós sabemos que a valorização do ser humano, para uma empresa, fica sempre em segundo plano. O Sindicato entende que a CIPA é um espaço para lutar e não para fazer o jogo do patrão. Isto requer comprometimento e principalmente autonomia para fazer valer e cobrar da empresa o cumprimento das legislações, normas e regulamentos referentes à saúde e segurança do trabalhador e denunciar se assim for o caso. O cipeiro também faz a ponte entre os empregados e o Sindicato com o objetivo de assegurar boas condições de trabalho em saúde e segurança.

É público e notório que,  como em todos os anos, a Petrobrás tentará impor os seus indicados, e nós sabemos que a valorização do ser humano, para uma empresa, fica sempre em segundo plano.

Além disso, a gerência da unidade cisma em designar, como candidatos, trabalhadores com cargos de confiança como, por exemplo, supervisores e coordenadores para que eles façam o jogo da empresa e tirem a vaga de quem quer realmente representar os petroleiros. Por isso, é importante termos candidatos comprometidos e que estejam dispostos a avançar concretamente nas condições de saúde e segurança de todos trabalhadores, principalmente através da prevenção e que ouçam as demandas da força de trabalho. Por outro lado, os petroleiros devem aproveitar a oportunidade e votar nos candidatos indicados pelo Sindipetro. Na eleição poderão ser votados quatro companheiros da lista dos indicados  pelo Sindicato que irão fazer parte da cipa e eles serão o elo entre empresa, Sindicato e força de trabalho.