Na Câmara dos Vereadores de Santos, petroleiros do Litoral Paulista apoiam projeto de lei “Dia Marielle Franco”

Em Santos

A diretoria do Sindipetro-LP participou na terça-feira (4) do ato em apoio à vereadora de Santos, Débora Camilo, na Câmara de Vereadores da cidade, que vinha recebendo ameaças por pautar o projeto de lei "Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas", a ser comemorado anualmente no dia 14 de março, com o objetivo de criar no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas.

A data escolhida para o “Dia Marielle Franco” remete ao dia em que a vereadora do município do Rio de Janeiro foi covardemente assassinada no centro da cidade após ter sido baleada enquanto estava no carro com sua assessora e seu motorista, Anderson Gomes, que também foi assassinado.

Em meio a vaias e gritos de protestos de grupos contra e a favor, o projeto foi aprovado por 9 votos e segue agora para sanção do prefeito Rogério Santos.

Vale destacar que os dirigentes do Sindicato e alguns petroleiros estiverem presentes para atender a um chamado da vereadora, Débora Camilo, que pediu apoio da nossa categoria devido à conduta do vereador, Fábio Duarte, que em nome da “família” divulgou um áudio com conteúdo “recheado” de intolerância e preconceito racial. Uma prática perpetuada pelos seguidores do atual mandatário do país. Os petroleiros, com seu histórico de lutas e de defesa das minorias, atendeu prontamente o chamado da vereadora e estiveram na “casa do povo” para defender esse projeto de tamanha magnitude sendo em memória de uma grande ativista que foi brutalmente assassinada em 2018 cujo crime ainda está sem solução.