Petrobrás irá pagar aos trabalhadores apenas 0,6% dos R$ 101,3 bilhões distribuídos aos acionistas em 2021

Uma migalha

A Petrobrás anunciou, na última sexta-feira (6), a apuração final da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) 2021. Com todas as metas cumpridas, os trabalhadores irão dividir um total de R$ 600,5 milhões, apenas 0,6% dos R$ 101,3 bilhões distribuídos aos acionistas no mesmo período.

Os números finais da PLR revelam a discrepância entre o tratamento dado aos acionistas e os trabalhadores, que realmente garantem a produtividade da empresa. Enquanto os acionistas ficarão com 95% de dividendos, aos trabalhadores será distribuído 0,6% dos R$ 106 bi lucrados pela empresa em 2021.

De acordo com a Petrobrás, no último trimestre de 2021, cada trabalhador produziu R$ 5,2 milhões, valor acima da meta inicial de R$ 3 milhões. As despesas gerais administrativas ficaram em R$ 6,34 bi, abaixo da meta de R$ 6,48.

Para mudar esta realidade, é preciso acabar com a privatização da Petrobrás e com este modelo de PLR, que privilegia o Prêmio por Performance (PPP) e impõe grandes disparidades entre os trabalhadores.

Queremos uma PLR real, calculada com base nos lucros da empresa e com distribuição proporcional entre os trabalhadores.

O pagamento referente à quitação da PLR será feito no dia 30/5, no valor de R$ 405,3. O adiantamento, R$ 195,2 milhões, foi pago em janeiro deste ano.

Fonte: Sindipetro-SJC