Inscrições para candidatos à vaga na CIPA da UTGCA, em Caraguatatuba, foram prorrogadas até 15 de maio

Não perca o prazo!

Os petroleiros e petroleiras que quiserem concorrer a uma vaga na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, ganharam uma semana para se inscrever.  As inscrições para candidatos agora acontecem até o dia 15 de maio. Por isso, é importante não perder essa oportunidade. O período eleitoral vai de 16 a 24 de maio.

A CIPA é um instrumento para tratar da prevenção de acidentes, das condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde dos trabalhadores, seja ele funcionário próprio ou terceirizado. A CIPA tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar por melhores condições de trabalho dentro da unidade.

Diante de tamanha responsabilidade, é importante que sejam eleitos cipeiros que tenham compromisso com a segurança e saúde do trabalhador. A empresa tenta impor a sua visão sobre saúde e segurança e nós sabemos que a valorização do ser humano, para uma empresa, fica sempre em segundo plano. O Sindicato entende que a CIPA é um espaço para lutar e não para fazer o jogo do patrão. Isto requer comprometimento e principalmente autonomia para fazer valer e cobrar da empresa o cumprimento das legislações, normas e regulamentos referentes à saúde e segurança do trabalhador e denunciar se assim for o caso. O cipeiro também faz a ponte entre os empregados e o Sindicato com o objetivo de assegurar boas condições de trabalho em saúde e segurança.

É público e notório que,  como em todos os anos, a Petrobrás tentará impor os seus indicados, e nós sabemos que a valorização do ser humano, para uma empresa, fica sempre em segundo plano.

Além disso, a gerência da unidade cisma em designar, como candidatos, trabalhadores com cargos de confiança como, por exemplo, supervisores e coordenadores para que eles façam o jogo da empresa e tirem a vaga de quem quer realmente representar os petroleiros. Por isso, é importante termos candidatos comprometidos e que estejam dispostos a avançar concretamente nas condições de saúde e segurança de todos trabalhadores, principalmente através da prevenção e que ouçam as demandas da força de trabalho. Por outro lado, os petroleiros devem aproveitar a oportunidade e votar nos candidatos indicados pelo Sindipetro. Na eleição poderão ser votados quatro companheiros da lista dos indicados  pelo
Sindicato que irão fazer parte da CIPA e eles serão o elo entre empresa, Sindicato e força de trabalho.