Sindipetro-LP participa de reuniões sobre ACT, cria núcleo da BS para o Revoga Já, e outras ações da semana

De 23 a 27 de maio

A segunda-feira (23) da diretoria do Sindipetro-LP começou com muitas reuniões, para tratar de assuntos diversos da categoria. Dentre elas, reunião de Abertura da Auditoria Externa de SPIE da RPBC, seguida de entrevista com o representante sindical; e reunião com os diretores da FNP, que antecedeu a reunião com a FUP, para tratar sobre unidade da categoria no acordo coletivo 2022.

Na terça-feira (24), o diretor Célio Silva esteve no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para conversar com os petroleiros no embarque e desembarque para as plataformas de petróleo da Petrobrás abrangidas pelo Litoral Paulista. O plantão em Jacarepaguá é de terça a quinta-feira, quando a diretoria tira dúvidas e ouve as demandas dos trabalhadores, reclamações e afins, que serão discutidas em reuniões com a empresa.

A diretoria teve ainda reunião com a FNP e participou de auditoria de Manutenção do SPIE da RPBC.

Nesta quarta-feira (25), a diretoria esteve no terminal Alemoa, panfletando material sobre o mês do trabalhador e para falar sobre o acordo coletivo da categoria. Em São Sebastião, a diretoria do Sindipetro-LP, jurídico, aposentados e pensionistas se reuniram na subsede e por videoconferência para falar sobre a organização da categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e sobre a Resolução 53 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que regula a retirada ou não da patrocinadora de um fundo de previdência, como a Petros.

Além dessa atividade, a diretoria participou da reunião ordinária do Grupo de Trabalho do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, para tratar de assuntos comuns às entidades que representam trabalhadores de diferentes profissões e áreas de atuação. A diretoria teve ainda reunião da comissão de SMS com a FNP, por videoconferência e participou da auditoria de Manutenção SPIE, na RPBC.

A diretoria participou também, na quarta, do Congresso do Movimento Nacional dos Moradores Atingidos por Barragens (MAB), em Praia Grande.

Assim como em São Sebastião, mas agora em Santos, os aposentados e pensionistas participaram de reunião na sede na quinta (26), também de forma presencial ou por videoconferência para ouvir explicações sobre a resolução 23.

Seguindo a agenda, a diretoria do LP participou de reunião de Comunicação da FNP; do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS; de reunião com ASTAIPE; e da Auditoria de Manutenção 3 SPIE da RPBC.

Encerando a quinta, a diretoria recebeu no auditório da sede, em Santos o lançamento da campanha “Baixada Santista pela Revogação da Reforma Trabalhista”, ação promovida pelo movimento “Revoga Já”, iniciado pelo Sindicato dos Advogados de São Paulo e que agora ganha o país, buscando formar núcleos de debate sobre a revogação da reforma que tem causado grandes perdas para o trabalhador brasileiro, aprovada durante o governo de Michel Temer em 2017. O encontro contou com a presença de Ana Lúcia Marchiori, especialista em Advocacia Internacional e Direitos Humanos e Jorge Luiz Souto Maior, Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

A reunião em Santos gerou frutos, formando o primeiro núcleo da Baixada Santista que vai se reunir no dia 8 de junho, no Sindipetro-LP, para traçar planos de ação para fomentar a ideia e ganhar o apoio da população e demais forças para derrubar a reforma trabalhista.

Na sede, a diretoria teve reunião com o jurídico do Sindipetro-LP; e reunião de Encerramento da Auditoria Externa de SPIE da RPBC.

Ainda na sexta, a diretoria participa do ato dos Professores em frente a diretoria de ensino de Caraguatatuba. A categoria é contra o avanço do programa ensino integral (PEIs), contra o novo Plano de Carreiras e pelo direito as liberdades democráticas.

Encerrando o dia, a diretoria participa da assembleia dos trabalhadores da Construção Civil, em Cubatão, às 18h.

A diretoria permanece de plantão, podendo ser acionada a qualquer momento nos telefones disponíveis no link:

Estamos mobilizados e em ação!