Com novo coordenador, petroleiros apoiam pré candidatura de Fabio Mello a pré-candidato a deputado federal

Petroleiros no congresso!

Após cerca de um ano sob a coordenação geral do diretor Fabio Mello, o Sindipetro-LP passa a ter nesta quinta-feira (2), como novo coordenador, o diretor Marcelo Juvenal Vasco, técnico de operação do craqueamento da RPBC, formado em engenharia de Segurança do Trabalho e especialista em Saúde do Trabalhador.

A mudança da coordenação segue uma das propostas da atual diretoria, de renovação das lideranças do sindicato nos setores e acontece também devido ao afastamento do diretor Fabio Mello, pré-candidato a deputado federal, atendendo a legislação eleitoral, que determina que pessoas ligadas a sindicatos devam se afastar de suas funções na entidade no mínimo quatro meses antes do pleito.

Dessa forma, a diretoria do Sindipetro-LP se preparou ao longo dos meses para essa importante empreitada do petroleiro Mello, deixando a cargo da coordenação o diretor Juvenal, as negociações de acordo coletivo com os também diretores da FNP, Adaedson Costa e Marcio André, ocupando assim todos os flancos de atuação da diretoria, que representarão com muita responsabilidade a categoria petroleira do litoral paulista.

Como diretor do Sindipetro-LP, Fabio Mello tem dedicado especial atenção à luta dos desempregados da Baixada Santista, principalmente no polo industrial de Cubatão, onde ajudou a aprovar a tabela salarial unificada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), regrando as contratações na empresa com salários dignos, construído com mobilização dos trabalhadores nas negociações salariais. O empenho de Mello foi importante também durante a pandemia, estando à frente da Frente Operária Solidária, que graças a doação de centenas de trabalhadores, arrecadou alimentos para distribuir a milhares de famílias que ficaram desamparadas por falta de renda e emprego para suprir o mínimo de suas necessidades que é a alimentação.

Mello foi também um dos articuladores dos atos #ForaBolsonaro realizados na região, participou de campanhas salariais de diferentes categorias e durante sua liderança na coordenação do Sindipeto-LP dedicou ainda mais tempo e energia nas causas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Para a diretoria do Sindipetro-LP, parafraseando uma frase que Fabio Mello costuma repetir, “não existe vácuo na política”, por isso é preciso ocupar os espaços e atualmente conta-se nos dedos os representantes do povo na câmara que realmente são parte do povo, não grandes empresários e políticos por herança de família.

Há muito tempo a categoria petroleira não é representada no congresso, tendo como último representante o ex deputado e petroleiro Luciano Zica, que teve mandatos de 1995 à 2007.* Atualmente não há sequer um petroleiro dentre os deputados, pautando com propriedade a defesa da Petrobrás para os Brasileiros, representando a categoria que vai além dos empregados concursados da empresa, mas os terceirizados, que já foram centenas de milhares, mas hoje lutam para continuar trabalhando, mesmo com rebaixamento de salários em boa parte do Sistema Petrobrás. *Diante do atual cenário de ataques a classe trabalhadora e ameaças de privatização da Petrobrás, vemos como necessário um representante no Congresso.

Além da mudança da coordenação, o diretor Eberton Massuzo, técnico de manutenção na RPBC, assume a cadeira de liberado deixada pelo diretor Fabio Loureiro, que se aposentou, mas continua com atribuições no sindicato. Outra mudança no quadro da diretoria é assumido pelo petroleiros Gilberto da Conceição, técnico de operação do Terminal Transpetro Alemoa,  que será o novo secretário na condição de coordenador do Departamento Administrativo e de Patrimônio do Sindipetro-LP

Parabenizamos os diretores Marcelo Juvenal, Eberton Massuzo e Gilberto da Conceição, por assumirem novas funções, agradecemos o empenho do diretor Fabio Mello pelo período produtivo que ficou na coordenação do sindicato e desejamos sucesso na empreitada, com apoio da categoria, esperando que tenhamos em 2023 um representante petroleiro na Câmara dos Deputados!