Embarcados tem prejuízos por mudanças nas escalas, atrasos nos voos e HE indo para banco de horas

Por falta de aeronaves

Os gestores da Petrobrás têm contribuído muito para os altos lucros dos acionistas da Petrobrás, mas com o chapéu alheio, tirando do tempo e do trabalho dos petroleiros embarcados das plataformas, que por falta de aeronaves suficientes e logística equivocada, ficam mais tempo nas embarcações, sem receber horas extras e sem ressarcimento de gastos gerados pela espera pelos helicópteros.

Isso porque a empresa tem falhado com o transporte dos trabalhadores que tanto no embarque, mas principalmente no desembarque, acabam perdendo as passagens aéreas, compradas pelos próprios petroleiros, com data e horários marcados para retorno à suas casas, ficando sozinhos com o prejuízo. Além disso, os trabalhadores que tiveram escalas alteradas devido a imprevistos ou por falta de voos para desembarque precisam continuar trabalhando ou as plataformas param por falta de empregados. A permanência desses petroleiros trabalhando embarcados por falta de aeronaves em número suficiente para a demanda é um verdadeiro desvio de finalidade. A empresa tem se aproveitado de uma situação de emergência, que é o atraso em voos, para usar a mão de obra desses trabalhadores, gerando lucro para os acionistas e prejuízo aos petroleiros.

As desculpas para os atrasos, cancelamentos de voos e mudanças de escalas são várias e vai desde desembarques por casos de covid-19, mau tempo, até manutenção de aeronaves, falta de reposição de peças quebradas e outros motivos que somente escondem o número insuficiente de helicópteros para suprir a demanda de voos.

A diretoria do Sindipetro-LP está acompanhando o problema e tem cobrado da Petrobrás, em reuniões com RH, a regularização da situação dos voos, ressarcimento dos prejuízos causados pelos atrasos e cancelamentos e pagamento das horas a mais que o trabalhador é obrigado a ficar à disposição da empresa.

A Petrobrás tem disponibilizado voos conforme a demanda que acha prioritária. *Nesta terça-feira (7) os voos para Merluza, Mexilhão e P-70 foram transferidos, sem previsão de embarque programado. Conforme apurado pela diretoria em plantão no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, os três voos transferidos se somam a voos para outras plataformas adiados no domingo.*

Orientamos aos trabalhadores que informem ao sindicato caso estejam passando por problemas de saúde mental e dificuldade financeira devido a essa prática da empresa e se sentirem que estão correndo risco em trabalhar nessas circunstâncias, vamos cruzar os braços para garantir o direito do trabalhador de voltar para seu lar para o devido descanso após completar sua escala.