Com 10 infectados, Terminal da Alemoa tem surto de Covid-19 e opera com capacidade operacional reduzida

Alerta

Um surto de Covid-19 atingiu os trabalhadores do Terminal da Transpetro Alemoa, em Santos. Na última semana foram contabilizados 10 petroleiros próprios que testaram positivo, a grande maioria está assintomática. Os casos foram descobertos após testagens feitos no quadro operacional. Os trabalhadores foram afastados por cinco dias e cumprem o procedimento da Transpetro de nova testagem antes de retornar ao terminal.

A Diretoria do Sindipetro-LP esteve presente na reunião da Cipa, realizada nesta terça-feira (14), para tratar do tema e questionou sobre novos casos oriundos dos trabalhadores das empresas terceirizadas, mas a informação obtida é não haver novos casos já que a “gatas” não estão mais testando os funcionários.

No Terminal da Alemoa, diferente de outras unidades do Sistema Petrobrás, é obrigatório o uso de máscaras no transporte, em ambientes fechados, sala adm e de controle para tentar conter o avanço da doença.

O maior problema no terminal em relação à Covid-19 é a redução do efetivo, a quantidade de afastados chegou a 20% do quadro funcional. O local já opera no limite e agora com tantos casos positivos está um barco à deriva. A unidade hoje funciona, sem os afastamentos, com apenas nove operadores por turno. Com essa quantidade, a operação não pode garantir a segurança operacional, principalmente em um terminal em que os equipamentos estão em severo estado de degradação e no ano passado foi classificado Grau 3 em função do  alto volume de inflamáveis armazenados, devido o grande número de hidrocarboneto armazenados,  classe essa reservada a unidades como refinarias. O Sindipetro reivindica 10 operadores e um supervisor para o terminal por turno.

A redução do efetivo tem como única função gerar economia a qualquer custo.

Setorial
A Diretoria do Sindipetro-LP realiza nesta segunda-feira (20/06) setorial para os trabalhadores da Alemoa. Em pauta, a redução do efetivo no terminal. O encontro é importante para criar alternativa e deliberar sobre os próximos passos de negociação e pressão da força de trabalho porque somente com o envolvimento de todos nas discussões será possível frear a gerência que segue querendo se impor ao invés de resolver o problema.

A setorial acontece às 14h na sede, em Santos, localizada à Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias.