Segundo a Secretaria de Controle das Estatais, lucros rendem até R$31 milhões a diretores da Petrobrás

Galinha dos ovos de ouro

Dados oficiais do governo mostram que de 2020 a 2021 os salários dos diretores da Petrobrás saltaram de US$2,8 milhões para US$6,1 milhões (R$31 milhões), segundo a Secretaria de Controle das Estatais, do Ministério da Economia. Isso dá razão às alegações do presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre a insensibilidade de sua diretoria. Tudo lastreado nos sucessivos aumentos dos combustíveis em meio à crise da pandemia e da guerra na Ucrânia, inflando os obesos contracheques.

Não faz diferença
O preço na bomba não importa para quem recebe R$3 milhões a cada mês. Já o caminhoneiro paga R$4 mil para encher o tanque.

Vai aumentar
No primeiro trimestre, a Petrobrás lucrou meio bilhão de reais por dia. Lira lembrou que a margem da Petrobras é de 31% e a da Shell é 6%.

Elite se esbalda
Lira indagou quanto a Petrobrás gasta com suas viagens. Em 90 dias, foram R$6,8 milhões em diárias e passagens, 122 em classe executiva.

Farra é ampla
As 46 estatais controladas pelo governo federal, incluindo a Petrobrás, distribuem R$10 bilhões/ano em benefícios e regalias como 14º salário.

Renúncia de Coelho, o breve, enfraquece CPI
Após a renúncia de José Mauro Coelho da presidência da Petrobrás, perdeu força a proposta de criação de CPI para “investigar” a política de preços ou privilégios na empresa. A proposta do chefe do governo e a exigência de renúncia, pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), levaram Coelho a jogar a toalha. Eventual CPI ameaça o próprio governo, em ano eleitoral, e atrapalha a futura gestão. Mas a proposta continua sobre a mesa, encampada por deputados governistas.

Fogueira da oposição
No fim da tarde desta segunda-feira (20), apenas políticos de oposição aplaudiam a ideia de CPI da Petrobrás. É a gasolina de que precisam.

Ideia de jerico
A máxima “todo mundo sabe como começa uma CPI, mas ninguém sabe como termina”, de Ulysses Guimarães, também é válida nesse caso.

Exploração em 1º lugar
Não deixa de ser irônico o conselho de administração da Petrobrás, empresa acusada de explorar os brasileiros, designar o diretor de Exploração, Fernando Borges, como presidente interino.

Fonte: Diário do Poder