Campanha “Julho Amarelo” é destinada à ações de controle, vigilância e prevenção das hepatites virais

Saúde

A Campanha “Julho Amarelo” foi criada em 2019 no Brasil como uma forma de reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.  A Organização Mundial de Saúde estabeleceu o dia 28 de Julho como o “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais”. A cor amarela foi escolhida para nominar a data porque as pessoas acometidas pela doença costumam ficar com a pele e os olhos amarelados.

O impacto dessas infecções leva à morte aproximadamente 1,4 milhões de pessoas no mundo e existe a estimativa que existam 2 bilhões de infectados. A taxa de mortalidade da hepatite C atualmente pode  ser comparada às vítimas do HIV e da tuberculose. Segundo dados da OMS, quase um de cada três habitantes do planeta está infectado pelo vírus da hepatite B e um a cada 12 estão contaminados pelos vírus B e C, a principal causa de casos de câncer de fígado.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, mas existe no total  5 tipos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para três tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado e oferece vacina contra a Hepatite A e B. A hepatite viral é uma infecção que atinge o fígado e causa alterações onde na maioria das vezes não apresenta sintomas. Por isso, é importante a testagem e assim fazer o diagnóstico precoce da doença.

Diante disso, o Grupo Esperança, organização não governamental (ONG) apoiada pelo Sindipetro-LP, que presta apoio aos portadores do vírus da Hepatite C da Baixada Santista, promove nos dias 12 e 13 de julho, das 14h às 18h, na sede, em Santos, mutirão de exame para detecção de Hepatite C. Os testes serão gratuitos e o resultado sai na hora.

O exame realizado para diagnosticar Hepatite C é o anti-HCV. O resultado do exame anti-HCV pode ser positivo (reagente) ou negativo (não reagente). Pessoas com resultado positivo (reagente) devem realizar outro exame mais sensível para detectar o RNA do vírus no sangue. Para realizar o exame não é necessário estar em jejum.

A Hepatite C é uma inflamação no fígado causada pelo vírus HCV ou vírus da Hepatite C. A transmissão do vírus pode acontecer no contato com sangue contaminado com o vírus ao compartilhar seringas e agulhas usadas, em acidente de trabalho nos profissionais de saúde, de mãe para filho/a durante a gestação e em transfusões de sangue.

É importante saber que a Hepatite C pode ser prevenida com medidas como:

- Não compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas;

- Usar os equipamentos de proteção individual indicados em cada ocasião;

- Rastrear os doadores de sangue.

Fonte: Ministério da Saúde e Unicamp