Mês começa agitado para os petroleiros com atos pela Petrobrás e por uma nova proposta de ACT

Semana de 1 a 5 de agosto

A semana da Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista começou com conversa atraso no terminal da Alemoa, em Santos. A mobilização faz parte do calendário de lutas pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Além disso, a privatização da empresa também esteve em pauta. No mesmo dia, petroleiros da UTGCA também participaram de conversa com a diretoria do Sindicato. O sindicato participou da reunião de início da campanha de ruído no Terminal de São Sebastião e de uma perícia na RPBC, em Cubatão. O dia terminou com a reunião da diretoria.

Na terça-feira (2), pela manhã, o diretor Marcelo Lima esteve no aeroporto de Jacarepaguá para conversar também sobre o acordo coletivo da categoria e colher demandas dos embarcados. O Sindicato mantém plantão semanal no local de terça a quinta-feira. Além disso, petroleiros continuaram as rodadas mobilizações no terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião. As paralisações visam preparar a categoria para um calendário de lutas nacional unificado com os 17 Sindipetros com o intuito de garantir um ACT digno e contra a privatização da empresa. A diretoria também participou de perícia para aposentadoria especial e na parte da tarde ocorreu também a reunião com os dirigentes da FNP e um ato contra as Demolições na Costa Sul em frente a prefeitura de São Sebastião.

Na manhã de quarta-feira (3), como parte do calendário de mobilizações do Litoral Paulista, foi dia de ato dos petroleiros da UTGCA, em Caraguatatuba, que realizaram um atraso na unidade. No mesmo dia o Sindicato participou de perícias na RPBC e na Alemoa. No final da tarde teve reunião do comitê para discutir o ato que acontecerá na próxima quarta-feira (11) na Baixada Santista.

Nesta quinta-feira (4), os dirigentes do Sindipetro-LP continuaram percorrendo as bases abrangidas pelo Litoral Paulista. Os trabalhadores do Terminal de Pilões, em Cubatão, e do Edisa, em Santos, puderam conversar com o Sindicato. Eles estão mobilizados com o sentimento de que é preciso garantir os direitos da categoria no acordo coletivo.

Ainda na quinta-feira (4), o diretor do Sindipetro-LP e secretário geral da FNP, Adaedson Costa, esteve no programa “Ponto de Vista” da TV Santa Cecília, com Edgar Boturão, para falar sobre a política de preço dos combustíveis praticada pela Petrobrás (clique aqui). Ocorreu também a audiência do Sindipetro com a Petrobrás sobre a votação da ACT, e a reunião de comunicação da FNP. À tarde de quinta começou com os dirigentes do Sindicato participando de uma perícia no Terminal da Alemoa, em Santos. No meio da tarde ocorreu a reunião dos aposentados no Sindipetro-SJC. O Sindipetro – LP esteve representado pelo diretor do DAP, Armando Munford. O dia terminou com a reunião do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS.

Na manhã de sexta-feira (6), petroleiros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) deram início a um calendário nacional de mobilizações. O primeiro ato ocorreu na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O Sindipetro também esteve presente nesse início de mobilização. Em pauta também a privatização da Petrobrás que segue em curso graças à sanha privatista do atual governo. O sindicato participou do 15ª Ciplat da P-66.